Livro:
Cinco estudos de caso sobre serviços no Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data

item.page.date.journal

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Tipo

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

O Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo apresenta à sociedade brasileira uma coletânea de estudos de caso sobre diversas atividades de serviços. Estes trabalhos surgem de uma pesquisa mais abrangente denominada "Diagnóstico do Setor Serviços no Brasil", conduzida pela Diretoria de Pesquisa do IPEA e ANPEC, em parceria com este Ministério. O interesse do MTCT nesse estudo sobre os serviços decorre do crescimento e das mudanças observadas no setor, tanto em sua composição interna quanto em sua interação com avanços tecnológicos, a crescente conexão entre serviços e produção manufatureira, o aumento do comércio internacional e o processo de globalização econômica em curso. Para embasar a formulação de políticas públicas pelo Departamento de Serviços do Ministério, era crucial compreender melhor essas atividades, que até recentemente estiveram à margem do foco central da literatura econômica.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

MELO, Hildete Pereira de; DI SABBATO, Alberto (Org.). Cinco estudos de caso sobre serviços no Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, MICT, 1998. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12970

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

item.page.relation.isreplacedby

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12992
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12993
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12994
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12996
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12997

organization.page.relation.references

Capítulos

Publicação
As Atividades produtoras de software no Brasil : reestruturação e comportamento exportador
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1998) Rocha, Frederico
O setor global de software está experimentando um crescimento dinâmico, contrariando previsões anteriores. Este crescimento é impulsionado principalmente pela adoção de técnicas mais eficientes de desenvolvimento de software, possibilitadas pela engenharia de sistemas, e pelo surgimento de tecnologias que permitem substituir mão de obra por equipamentos mais avançados. Internacionalmente, há uma reestruturação em curso, com uma maior especialização das atividades de software e uma tendência de concentração da produção em empresas especializadas. No Brasil, esse processo tem sido acelerado, especialmente com a disseminação de tecnologias como microcomputadores e internet. Este estudo visa analisar o setor de software brasileiro em três aspectos: crescimento das atividades, capacitação tecnológica e desempenho internacional, dividido em cinco seções para abordar diferentes aspectos do tema.
Publicação
Serviços privados de vigilância e guarda no Brasil : um estudo a partir de informações da PNAD (1985-1995)
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1998) Musumeci, Leonarda
Entre 1985 e 1995, o Brasil testemunhou um aumento notável no emprego na área de vigilância e segurança, crescendo 112% de acordo com a PNAD, refletindo uma tendência global de expansão dos serviços de segurança privada desde os anos 70. Esse fenômeno gera debates intensos sobre suas causas, consequências e implicações, levantando preocupações sobre a potencial ameaça à definição moderna de Estado e aos direitos humanos e civis. Enquanto alguns defendem a privatização da segurança como solução para a ineficácia do Estado, outros alertam para os riscos de segregação social, controle exacerbado e violações de direitos associados a essa tendência, destacando a necessidade de um controle rigoroso por parte do Estado para mitigar tais preocupações.
Publicação
A Beleza como variável econômica : reflexo nos mercados de trabalho e de bens e serviços
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1998) Dweck, Ruth Helena
Este estudo propõe analisar a evolução do perfil da mão-de-obra nas atividades que compõem o segmento de estética e higiene pessoal no Brasil, durante o período de 1985 a 1995. A escolha desse segmento é fundamentada em diversos fatores, incluindo a natureza do emprego gerado, o volume significativo de recursos movimentados e a crescente importância da "Beleza" como um fator discriminatório no mercado de trabalho, conforme indicado por estudos realizados nos Estados Unidos e Canadá. Até os anos setenta, o debate sobre discriminação no mercado de trabalho se limitava principalmente ao sexo e à raça, porém, movimentos pelos direitos civis impulsionaram pesquisas sobre discriminação, ampliando o escopo para incluir a aparência física. Este estudo se concentra nesse aspecto específico devido à sua influência no segmento analisado e à sua abordagem pioneira. A ampliação do conceito de discriminação para incluir a aparência física levou à constatação de que pessoas com boa aparência tendem a ganhar mais do que aquelas com aparência simples, tanto para homens quanto para mulheres, influenciando a demanda por serviços de estética e higiene pessoal. A pesquisa visa também entender como a beleza afeta a seleção de empregos e o sucesso econômico individual, além de explorar o impacto econômico da beleza no mercado de trabalho e nos investimentos em produtos e serviços relacionados à estética. A análise se baseia em dados de emprego da PNAD/IBGE, informações do Censo Econômico de 1985/JBGE e de organizações ligadas ao setor, como sindicatos e associações, com foco nas ocupações mais relevantes do segmento. Aspectos como distribuição por sexo, faixa etária, escolaridade e renda dos trabalhadores são considerados, tanto globalmente quanto regionalmente, com base nas macrorregiões brasileiras.
Publicação
O Serviço doméstico remunerado no Brasil : de criadas a trabalhadoras
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1998) Melo, Hildete Pereira de
O interesse pelo estudo do serviço doméstico remunerado decorre da sua significativa presença na América Latina e no Caribe, representando aproximadamente 20% da População Economicamente Ativa (PEA) feminina na região, com números semelhantes no Brasil ao longo da última década. Essa atividade é crucial para compreender as dinâmicas sociais e econômicas de países com grandes desigualdades, como o Brasil, onde cerca de 20 milhões de pessoas vivem em condições de extrema pobreza. O serviço doméstico remunerado é um importante setor de ocupação para mulheres, visto que culturalmente é associado ao papel feminino, não exigindo qualificações específicas e servindo como refúgio para trabalhadores com baixa escolaridade e sem treinamento na sociedade.
Publicação
Os serviços de limpeza e conservação no Brasil
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1998) Ferraz, Galeno Tinoco; Rocha, Frederico
Este estudo visa avaliar o ritmo de crescimento da ocupação no setor de limpeza e conservação no Brasil entre 1985 e 1995, analisando a influência da terceirização nessas atividades, especialmente em empresas de outros setores da economia. Considerando a crescente importância do setor de serviços na geração de renda e emprego globalmente, focamos na ocupação em serviços, destacando a necessidade de compreender a qualidade dos empregos gerados. Utilizando dados da PNAD/IBGE, exploramos as taxas de crescimento da ocupação no setor de limpeza e conservação, comparando-as com outros setores e segmentos econômicos. Além disso, investigamos as possíveis causas desse crescimento, como a terceirização, e seu impacto na qualidade dos empregos. A análise proposta busca fornecer insights sobre as tendências do mercado de trabalho brasileiro durante o período estudado, contribuindo para uma compreensão mais ampla das dinâmicas econômicas e sociais envolvidas.

Versão preliminar

Faz parte da série

Eventos relacionados

Notícias relacionadas

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais