Publicação: A Beleza como variável econômica : reflexo nos mercados de trabalho e de bens e serviços
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este estudo propõe analisar a evolução do perfil da mão-de-obra nas atividades que compõem o segmento de estética e higiene pessoal no Brasil, durante o período de 1985 a 1995. A escolha desse segmento é fundamentada em diversos fatores, incluindo a natureza do emprego gerado, o volume significativo de recursos movimentados e a crescente importância da "Beleza" como um fator discriminatório no mercado de trabalho, conforme indicado por estudos realizados nos Estados Unidos e Canadá. Até os anos setenta, o debate sobre discriminação no mercado de trabalho se limitava principalmente ao sexo e à raça, porém, movimentos pelos direitos civis impulsionaram pesquisas sobre discriminação, ampliando o escopo para incluir a aparência física. Este estudo se concentra nesse aspecto específico devido à sua influência no segmento analisado e à sua abordagem pioneira. A ampliação do conceito de discriminação para incluir a aparência física levou à constatação de que pessoas com boa aparência tendem a ganhar mais do que aquelas com aparência simples, tanto para homens quanto para mulheres, influenciando a demanda por serviços de estética e higiene pessoal. A pesquisa visa também entender como a beleza afeta a seleção de empregos e o sucesso econômico individual, além de explorar o impacto econômico da beleza no mercado de trabalho e nos investimentos em produtos e serviços relacionados à estética. A análise se baseia em dados de emprego da PNAD/IBGE, informações do Censo Econômico de 1985/JBGE e de organizações ligadas ao setor, como sindicatos e associações, com foco nas ocupações mais relevantes do segmento. Aspectos como distribuição por sexo, faixa etária, escolaridade e renda dos trabalhadores são considerados, tanto globalmente quanto regionalmente, com base nas macrorregiões brasileiras.
Resumo traduzido
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
DWECK, Ruth Helena. A beleza como varável econômica: reflexo nos mercados de trabalho e de bens e serviços.. In. MELO, Hildete Pereira de; DI SABBATO, Alberto (Org.). Cinco estudos de caso sobre serviços no Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, MICT, 1998. cap. 4. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12996
Aviso
Notas
Série / coleção
Versão preliminar
item.page.relation.isreplacedby
Faz parte da série
Publicações relacionadas / semelhantes
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12970