Publicação:
Revendo prioridades nacionais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

7

Última página

8

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

A opinião dos atores : Revendo prioridades nacionais

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Durante o ano passado, a preocupação com a estabilidade dos preços ocupou espaço central entre as preocupações do governo federal. Exemplo disto foram as medidas amargas implementadas ainda no primeiro trimestre de 1995, que tiveram por finalidade alterar o comportamento da economia nacional e favorecer o combate à inflação. A interrupção no forte ritmo de crescimento econômico, na ampliação do saldo comercial deficitário e na expansão do crédito doméstico fez parte de um rol de medidas que buscou privilegiar, quase exclusivamente, a manutenção do sucesso do Plano Real no enfrentamento do processo inflacionário. O fracasso dos planos de estabilização anteriormente aplicados e os possíveis prejuízos impostos à sociedade brasileira, em especial aos trabalhadores, com o retorno do regime de altas taxas de inflação foram lembrados pelas autoridades governamentais como forma de justificar a necessidade de ações duras e imediatas na condução da política econômica. Por um lado, o ano de 1995 terminou com aumentos do custo de vida relativamente baixo, somente comparáveis aos do início dos anos 70. Do ponto de vista do resultado final, portanto, as medidas estabelecidas de combate à inflação parecem ter apresentado eficácia, sem discutir, com isso, se a dosagem foi ou não correta e quais foram seus efeitos colaterais. Por outro lado, o movimento de desaceleração da economia contribuiu para corroer ainda mais a base de sustentação da expansão da quantidade de empregos e dos rendimentos que havia sido estabelecida a partir de julho de 1994, com a drástica redução das taxas de inflação. Mesmo com o afrouxamento das metas monetárias e creditícias a partir do último trimestre do ano passado, não se verificou alteração de curso no comportamento do mercado de trabalho, iniciado no final do primeiro semestre de 1995: diminuição do ritmo de crescimento dos salários médios reais e queda no nível de emprego formal.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

MENDONÇA, Sérgio Eduardo Arbulu. Revendo prioridades nacionais (A opinião dos atores). Mercado de Trabalho: Conjuntura e Análise. Brasília, v. 01, n. 0, p. 7-8, mar. 1996. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19065

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Publicações

Faz parte da série

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais