Publicação: Observatório da função socioambiental do patrimônio da União na Amazônia : relatório final de avaliação da política
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Amazônia, Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este relatório trata da análise final da pesquisa de campo realizada em territórios ribeirinhos no estado do Pará. A pesquisa visou avaliar a implementação do projeto Nossa Várzea de regularização fundiária de comunidades tradicionais ribeirinhas na Amazônia Legal. O estudo faz parte do projeto Observatório da Função Socioambiental do Patrimônio da União na Amazônia, realizado mediante parceria entre o Ipea e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU). O Nossa Várzea é uma ação realizada pela SPU no estado do Pará. Consiste no cadastramento de famílias ribeirinhas ocupantes de áreas de várzeas e ilhas situadas em rios federais, para a emissão de Termos de Autorização de Uso Sustentável (Taus). Neste relatório, são tratados os princípios metodológicos e conceituais que orientaram a pesquisa realizada. Em seguida, são consolidadas as principais constatações do estudo em relação ao princípio da função social (ou socioambiental) do Patrimônio da União na Amazônia em seus elementos constitutivos: fundiário, ambiental, sociocultural, econômico e trabalhista. Com base nessas constatações, é elencada uma série de proposições a fim de aperfeiçoar a política e garantir os direitos territoriais de comunidades tradicionais ribeirinhas ocupantes de terras da União.
Palavras-chave:
