Publicação: Ao novo modelo de compartilhamento de riscos de demanda da ANTT e análise das carteiras eficientes de garantias e potenciais deságios tarifários
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
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Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 3102 : Ao novo modelo de compartilhamento de riscos de demanda da ANTT e análise das carteiras eficientes de garantias e potenciais deságios tarifários
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Resumo
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) do Brasil lançou, no final de 2022, audiência pública sobre um novo modelo de compartilhamento de riscos de demanda/receita nos contratos de concessão de infraestrutura rodoviária. Este Texto para Discussão ilustra, a partir da metodologia de opções reais, como o mecanismo modifica as estruturas de risco x retorno da concessão e influencia a decisão de investimento na concessão e potenciais deságios tarifários, entendidos como o prêmio da opção devido aos mecanismos de compartilhamento de risco com o poder concedente, seguindo determinadas regras e parâmetros. O trabalho sinaliza, ainda, que existe uma fronteira ótima de carteiras eficientes (bandas x gatilhos) que mantém semelhantes estruturas de risco x retorno, com diferentes deságios, cabendo ao poder concedente a decisão estratégica sobre o trade-off entre maiores deságios tarifários em potencial (prêmio) à custa de maiores desembolsos médios esperados. Recomenda-se análise baseada em métricas de risco assimétricas (ômega ou Var) devido a importantes não linearidades introduzidas no modelo de garantias. Desse modo, o estudo é pertinente à análise de políticas públicas e impactos regulatórios, contribuindo para a literatura sobre aplicações de opções reais, em especial sobre mecanismos de compartilhamento de risco e seus impactos nas decisões de investimentos em projetos de infraestrutura.
Resumo traduzido
At the end of 2022, Brazil's National Land Transport Agency (ANTT) launched a public hearing on the proposal for a new risk allocation model in road infrastructure concession contracts. This study illustrates, using the real options methodology, how the proposed design modifies the concession's risk-return structures and influences the investment decision in the concession and the expected value of the upside risk sharing mechanism (cap) and downside (floor). Our analysis allows the granting authority to calculate the trade-off between the establishment of cap and floor bands, flexibility of Capex triggers (anticipation of the start of the risk sharing mechanism) and potential tariff discounts. The study shows that there is an optimal frontier of efficient portfolios (bands x triggers) that maintains the same risk-return structure and, consequently, discounts. In this sense, the granting power can allocate itself wherever it most desires depending on the concession object, which can be useful for analyzing regulatory impacts caused by this mechanism. This research contributes to the literature on the applications of real options in infrastructure projects, showing how the clauses governing managerial flexibilities in contracts must be carefully designed to achieve the objectives of the government and the private investor.
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ROCHA, Katia; MARQUES, Naielly Lopes. Ao novo modelo de compartilhamento de riscos de demanda da ANTT e análise das carteiras eficientes de garantias e potenciais deságios tarifários. Rio de Janeiro: Ipea, abr. 2025. 31 p. : il. (Texto para Discussão, n. 3102). DOI: https:// dx.doi.org/10.38116/td3102-port