Publicação: Como avaliar iniciativas de governo digital ?
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Resumo
O conceito de governo digital, inicialmente denominado e-governo, surgiu no final do século XX como parte da transformação digital impulsionada pela expansão da internet, com o objetivo de melhorar a administração pública e otimizar a entrega de serviços aos cidadãos. Inspirado pela Nova Gestão Pública, o e-governo visava não só a eficiência interna dos governos, mas também a ampliação da participação pública nas decisões governamentais. Durante os anos 2000, países como os EUA, Reino Unido, Austrália e Singapura lideraram a implementação de plataformas digitais para oferecer serviços como pagamento de impostos, consultas públicas e até eleições digitais. Apesar do potencial de transformação, a digitalização não levou à integração completa das funções governamentais, e os benefícios de eficiência interna, como a formulação de políticas baseadas em dados, foram mais limitados do que o esperado. A literatura acadêmica classifica a implementação do governo digital em quatro estágios: digitalização, transformação, engajamento e contextualização, cada um com avanços nas ferramentas digitais e na interação com a sociedade. A OCDE, por sua vez, tem trabalhado na criação de um índice de governo digital para medir de forma mais abrangente o progresso nesses estágios, refletindo as mudanças na governança pública e no relacionamento do governo com a sociedade.
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MARINHO, Sarah. Como avaliar iniciativas de governo digital. In: MORAES, Rodrigo Fracalossi de (org.). Indicadores Quantitativos da OCDE e o Brasil: governança pública. Rio de Janeiro: Ipea: CEPAL, 2024. v. 3. p. 173-198. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/9786556350790cap6
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