Publicação: Efeito de políticas setoriais na indústria automobilística : análise de impacto sobre a arrecadação do imposto sobre produto industrializado
dc.contributor.author | Souza, Diego Sarti de | |
dc.contributor.author | Bragagnolo, Cassiano | |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 2002-2015 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-23T13:01:06Z | |
dc.date.available | 2020-03-23T13:01:06Z | |
dc.date.issued | 2019-06 | |
dc.date.portal | 2019-06 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi analisar o impacto das desonerações sobre a arrecadação do sobre Produtos Industrializados (IPI) por meio de séries de tempo em um modelo vetor autorregressivo estrutural. Os resultados mostraram que um choque exógeno de preços é capaz de modificar substancialmente as vendas. Para uma elevação de 10% nos preços, as vendas seriam 46% mais baixas. A relação entre arrecadação e os preços apresentou elasticidade próxima à unidade, uma vez que um aumento de 10% nos preços elevaria a arrecadação em 13%. Quanto à decomposição histórica da variância dos erros de previsão da arrecadação com IPI, observou-se que, para o período entre março de 2002 e dezembro de 2015, as variáveis determinantes foram os preços e o crédito. | pt_BR |
dc.description.abstractalternative | The main objective of this paper was to analyze the impact of the decreases in taxation in the IPI – Industrialized Product Tax – revenue through a structural time series model. The results showed that an exogenous price shock could substantially modify sales, for a 10% increase in prices sales would be 46% lower. The relation between tax revenue and prices showed elasticity close to unity, since a 10% increase in prices would increase the tax revenue by 13%. Prices and credit determined the tax revenue forecasting errors, measured by the historical variance decomposition in the period between March 2002 and December 2015 | pt_BR |
dc.description.other | Artigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 52, jan./ jun. 2019 | pt_BR |
dc.description.other | p. 73-110 : il. | pt_BR |
dc.description.other | Resumos em português, inglês, espanhol e francês. | pt_BR |
dc.description.other | Possui referências bibliográficas. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9739 | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9713 | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas | pt_BR |
dc.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br/ppp | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indústria automobilística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política tributária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Séries temporais | pt_BR |
dc.subject.vcipea | Indústria Automobilística | pt_BR |
dc.subject.vcipea | Arrecadação de Impostos | pt_BR |
dc.subject.vcipea | Imposto sobre a Propriedade | pt_BR |
dc.title | Efeito de políticas setoriais na indústria automobilística : análise de impacto sobre a arrecadação do imposto sobre produto industrializado | pt_BR |
dc.type | Journal article | pt_BR |
dspace.entity.type | Publication | |
ipea.classification | Indústria | pt_BR |
ipea.classification | Sistema Tributário | pt_BR |
relation.isJournalIssueOfPublication | 9a5f1399-06c0-4950-911e-d7a0436d97ee | |
relation.isJournalIssueOfPublication.latestForDiscovery | 9a5f1399-06c0-4950-911e-d7a0436d97ee |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ppp_n52_efeito.pdf
- Tamanho:
- 453.08 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição: