Publicação:
Políticas públicas para educação superior e criação de novas IFES : revisão sistemática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

Public policies for higher education and new creation IFES : systematic review, Políticas públicas para la educación superior y la creación IFES nuevas : revisión sistemática, Politiques publiques pour l’enseignement superieur et nouvelle creation IFES : revue systematique

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar evidências científicas disponíveis na literatura sobre a relação entre as políticas públicas para a educação superior, do início do século XXI, e a implantação de novas instituições federais de ensino superior (Ifes)/campi no Brasil. Para isso, foram buscados artigos nas bases de dados Scielo.br, Portal de Periódicos Capes e Web of Science, publicados entre 2003 e 2016, sendo quatro estudos incluídos nesta revisão sistemática. Aponta-se que a criação de uma estrutura universitária é resultado do aumento de egressos do ensino médio e das exigências do mercado de trabalho, mas, sobretudo, é uma decisão política que envolve um coletivo. Além disso, para os locais antes desassistidos de educação superior, as Ifes trazem inúmeros benefícios para os sujeitos, o local e a região.

Resumo traduzido

The aim of this paper is to present scientific evidence available in the literature on the relationship between public policies for higher education, the beginning of the century, and the implementation of new Ifes/campus in Brazil. For this, they were searched articles in Scielo.br databases, Portal Periódicos Capes and Web of Science, published between 2003-2016, four studies included in this systematic review. It points out that the creation of a university structure is a result of the increase in high school graduates and the demands of the labor market, but above all is a political decision that involves a collective. In addition, for local unassisted higher education, Ifes bring numerous benefits to the subject, to the place and the region.

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

CARVALHO, Francisco João de Deus de; SANTOS JÚNIOR, Alcides Leão. Políticas públicas para educação superior e criação de novas IFES: revisão sistemática. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 55, p. 12-25, jul./set. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp55art1

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Publicações

Faz parte da série

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais