Publicação:
Ouvidoria pública como instrumento de mudança

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

Texto para Discussão (TD) 1480: Ouvidoria pública como instrumento de mudança

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo tecer reflexões sobre ouvidoria pública como instrumento de mudança, inclusão e controle social. Como metodologia foi realizada revisão bibliográfica, além de sistematização da experiência do autor na gestão de ouvidoria, demonstrando como a ouvidoria pública contribui na construção destes instrumentos por meio da participação direta e ativa do cidadão. A ouvidoria representa, assim, um lócus privilegiado para o exercício da democracia participativa, conquista da cidadania e controle social da res publica. Por meio da valorização da ética, auxilia na renovação da sociedade civil, a partir da reconstrução da confiança e do respeito, o que depende da autonomia e da eficiência das ouvidorias públicas. Concluiu-se que, para que as ouvidorias públicas concretizem, em plenitude, seu papel de indutor de mudanças, há a necessidade de valorização da ética; adequado perfil e habilidades do ouvidor público; busca da efetividade; e autonomia da ouvidoria pública.

Resumo traduzido

The present work points out to show the Public Ombudsman Service as a changing, inclusion and social control tool. As methodology, a bibliography revision was made, besides the author experience in ombudsman service management, showing how the Public Ombudsman Service contributes in building those tasks through the direct and active citizen participation, which represents, a privileged locus to the participative democracy exercise, citizenship achievement and social control of everything that is public. Also, through the ethics valorization, which helps in the civil society renewing, based on the trust and respect rebuilding, which depends on the Public Ombudsman Office`s autonomy and efficiency. Therefore, the conclusion is that, in order to have the Public Ombudsman Service doing, in their plenitude, their part of changing inductor, it is necessary that exists ethics valorization; suitable public ombudsman skills and profile; Public Ombudsman Services search for effectiveness and autonomy.

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Publicações

Faz parte da série

Fascículos

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais