Publicação:
Alinhamento entre produção científica e economia local : o caso do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

dc.contributor.authorTomaz, Paulo Aparecido
dc.contributor.authorFischer, Bruno Brandão
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2022-05-12T20:06:43Z
dc.date.available2022-05-12T20:06:43Z
dc.date.issued2022
dc.date.portal2022
dc.description.abstractEste capítulo tem como objetivo analisar os níveis de alinhamento entre a geração de conhecimento científico nas IES e a estrutura econômica local. Para tanto, foi realizado um estudo de caso no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), o qual se encontra em um contexto economicamente periférico e de reduzido dinamismo econômico. Tal proposta permite o entendimento de uma realidade distinta daquela predominantemente retratada na literatura sobre o tema (Perkmann et al., 2013), oferecendo uma nova visão sobre o papel das IES na dinâmica evolutiva de ecossistemas de inovação. As principais conclusões deste capítulo permitem demonstrar que o contexto geográfico e a localização da IES têm influência direta sobre os seus impactos na produção da inovação em diversos setores. Essa afirmativa está em consonância com os argumentos de Clarysse et al. (2014), ao afirmarem que fazer parte de um denso ecossistema de conhecimento é um elemento crucial na produção de inovação, principalmente quando se trata de setores intensivos em conhecimento. Neste contexto, ressalta-se o papel da IES como catalisadora da inovação tecnológica. Assim, é necessário o alinhamento entre os elementos do sistema no qual ocorre o fluxo de conhecimento e ideias, em que os modelos são transpostos de uma rede organizacional para outra (Wright et al., 2008).pt_BR
dc.description.otherPossui referências bibliográficaspt_BR
dc.description.otherp. 179-206: il.pt_BR
dc.description.otherCapítulo de livro publicado em : Universidade e território : ensino superior e desenvolvimento regional no Brasil do século XXI ; Organizadores: Fernando Cezar de Macedo, Aristides Monteiro Neto e Danilo Jorge Vieira. – Brasília : IPEA, 2022. 636 p. : il.
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11164
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11150pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Padrão Ipeapt_BR
dc.subject.keywordConhecimento científicopt_BR
dc.subject.keywordInstituições de Ensino Superior (IES)pt_BR
dc.subject.keywordImpactospt_BR
dc.subject.keywordInovação tecnológicapt_BR
dc.subject.vcipeaDesenvolvimento Regionalpt_BR
dc.subject.vcipeaPolítica Educacionalpt_BR
dc.titleAlinhamento entre produção científica e economia local : o caso do Instituto Federal do Norte de Minas Geraispt_BR
dc.typeBook partpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationEducaçãopt_BR

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