Publicação: Alinhamento entre produção científica e economia local : o caso do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este capítulo tem como objetivo analisar os níveis de alinhamento entre a geração de conhecimento científico nas IES e a estrutura econômica local. Para tanto, foi realizado um estudo de caso no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), o qual se encontra em um contexto economicamente periférico e de reduzido dinamismo econômico. Tal proposta permite o entendimento de uma realidade distinta daquela predominantemente retratada na literatura sobre o tema (Perkmann et al., 2013), oferecendo uma nova visão sobre o papel das IES na dinâmica evolutiva de ecossistemas de inovação. As principais conclusões deste capítulo permitem demonstrar que o contexto geográfico e a localização da IES têm influência direta sobre os seus impactos na produção da inovação em diversos setores. Essa afirmativa está em consonância com os argumentos de Clarysse et al. (2014), ao afirmarem que fazer parte de um denso ecossistema de conhecimento é um elemento crucial na produção de inovação, principalmente quando se trata de setores intensivos em conhecimento. Neste contexto, ressalta-se o papel da IES como catalisadora da inovação tecnológica. Assim, é necessário o alinhamento entre os elementos do sistema no qual ocorre o fluxo de conhecimento e ideias, em que os modelos são transpostos de uma rede organizacional para outra (Wright et al., 2008).
Resumo traduzido
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
Aviso
Notas
Série / coleção
Versão preliminar
item.page.relation.isreplacedby
Faz parte da série
Publicações relacionadas / semelhantes
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11150