Publicação:
Teletrabalho no setor público brasileiro : impacto potencial sobre o tráfego urbano e as emissões de carbono

dc.contributor.authorSaccaro Junior, Nilo Luiz
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2016-07-01T15:25:23Z
dc.date.available2016-07-01T15:25:23Z
dc.date.issued2016-07
dc.date.portal2016-07
dc.description.abstractAlém de apresentar vantagens para empregadores e trabalhadores, o teletrabalho pode mostrar-se um fator de redução do número de viagens, o que contribuiria para a melhoria de muitas variáveis do tráfego urbano. Sob essa ótica, este estudo discute os efeitos urbanos do teletrabalho e apresenta uma estimativa para a redução do número de viagens decorrente de sua implementação pelo setor público no Brasil, além da estimativa de emissões de gás carbônico (CO2) evitadas por essa redução de viagens. Os resultados mostram que cada 10% do total de servidores brasileiros que passam para o teletrabalho representa redução de até 0,5% no número de viagens anuais realizadas em todo o país. A redução de emissões de gás carbônico decorrente dessas viagens evitadas seria cerca de 0,6% do total nacional emitido por automóveis e motos. Dessa forma, o incentivo ao teletrabalho pode ser interessante em políticas de gerenciamento de tráfego urbano no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractalternativeIn addition to advantages for companies and workers, teleworking could prove a factor on reducing the number of trips, which would contribute to the improvement of many variables of urban traffic. From this perspective, this paper presents an estimation for reducing the number of trips due to the implementation of telework in the Brazilian public sector, as well as estimation of carbon dioxide emissions avoided by this trip reduction. According to them, every 10% of Brazilian government employees that adopt teleworking can result in reduction of up to 0.5% in the annual number of trips made nationwide. The decrease in carbon dioxide emissions resulting from these avoided trips would be about 0.6% of the national total emitted by cars and motorbikes. Thus, encouraging telecommuting may be interesting to urban traffic management policies in Brazil.pt_BR
dc.description.otherSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2207pt_BR
dc.description.other19 p.pt_BR
dc.description.otherPossui referências bibliográficaspt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6696
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidaspt_BR
dc.rights.typeLicença Padrão Ipeapt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordTráfegopt_BR
dc.subject.keywordViagens evitadaspt_BR
dc.subject.vcipeaInfraestrutura de Transportespt_BR
dc.subject.vcipeaControle de Emissão de Gasespt_BR
dc.subject.vcipeaPolítica de Empregopt_BR
dc.subject.vcipeaTrabalho a Domicíliopt_BR
dc.titleTeletrabalho no setor público brasileiro : impacto potencial sobre o tráfego urbano e as emissões de carbonopt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2207 : Teletrabalho no setor público brasileiro : impacto potencial sobre o tráfego urbano e as emissões de carbonopt_BR
dc.typeWorking paperpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationEmprego. Trabalhopt_BR
ipea.classificationMeio Ambiente. Recursos Naturaispt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
td_2207.pdf
Tamanho:
250.76 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
td_2207_sumex.pdf
Tamanho:
44.42 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais