Publicação:
Educar em fronteiras internacionais : demandas e encaminhamentos do Sistema Público Municipal de Corumbá/Mato Grosso do Sul

dc.contributor.authorTavano, Patricia Teixeira
dc.contributor.authorSantos, Tarissa Marques Rodrigues dos
dc.contributor.authorAmaral, Laura Helena dos Santos
dc.contributor.authorMartinez, Flávia Wegrzyn Magrinelli
dc.coverage.spatialBrasil - Mato Grosso do Sul - Corumbápt_BR
dc.date.accessioned2025-03-11T13:05:17Z
dc.date.available2025-03-11T13:05:17Z
dc.date.issued2024-08
dc.date.portal2024-08
dc.description.abstractEste artigo é um recorte do projeto Atendimento e Acolhida aos Migrantes Internacionais em Municípios de Fronteira: Análise e Acompanhamento na Implantação de Protocolos de Acolhimento a Pessoas em Diferentes Situações Migratórias em Foz do Iguaçu (PR) e Corumbá (MS), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para este artigo, concentramos nosso olhar no espaço-tempo fronteiriço de Corumbá, com o objetivo de caracterizar a rede pública do município quanto à presença de migrantes internacionais regularmente matriculados no período de 2014 a 2023. Além disso, apresentamos as políticas e iniciativas educacionais voltadas ao atendimento desse público que foram empreendidas pelo município, discutindo sobre os alcances destas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados a partir do sistema de registro de matrículas da Secretaria Municipal de Educação e de questionários aplicados a 31 professores e a cinco gestores de cinco escolas. Os dados revelam que há uma iniciativa na municipalidade de avançar na consideração real da presença dos migrantes internacionais matriculados nas escolas, por meio de legislações e ações culturais, porém, não encontramos ações curriculares amplas, tais como a inclusão de outros idiomas na oferta disciplinar, tampouco a institucionalização de formação didático-pedagógica dos agentes escolares para lidarem com as especificidades da prática escolar em contextos de fronteira internacional com fluxo migratório intenso.pt_BR
dc.description.abstractalternativeThis article is an excerpt from the research entitled Service and reception for international migrants in border municipalities: analysis and monitoring in the implementation of reception protocols for people in different migratory situations in Foz do Iguaçu (PR) and Corumbá (MS), financed by the Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). For this article, we focus our attention on the border space-time of Corumbá, with the aim of characterizing the municipal public network of Corumbá in terms of the presence of international migrants regularly enrolled in the period from 2014 to 2023, as well as presenting educational policies and initiatives aimed at to serve this public undertaken by the municipality, initiating a discussion about their scope. This is a qualitative research study. The data were collected from data in the enrollment registration system of the Municipal Department of Education and questionnaires applied to 31 teachers and 5 managers from 5 schools. The data reveal that there is an initiative in the municipality to advance in the real consideration of the presence of international migrants enrolled in schools, through legislation and cultural actions, however, we did not find broad curricular actions, such as the inclusion of other languages in the disciplinary offer, nor the institutionalization of didactic-pedagogical training for school agents to deal with the specificities of school practice in international border contexts with intense migratory flow.pt_BR
dc.description.otherp. 119-145 : il.pt_BR
dc.identifier.citationTAVANO, Patricia Teixeira et al. Educar em fronteiras internacionais: demandas e encaminhamentos do Sistema Público Municipal de Corumbá/Mato Grosso do Sul. Revista Tempo do Mundo, Brasília, n. 35, p. 119-145, ago. 2024. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/rtm35art5pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16883
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16791pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.source.urlsourcehttps://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtmpt_BR
dc.subject.keywordMigração internacionalpt_BR
dc.subject.keywordEducação fronteiriçapt_BR
dc.subject.keywordFronteira internacionalpt_BR
dc.subject.keywordSistema Municipal de Educação de Corumbá/MSpt_BR
dc.subject.vcipeaCooperação Internacionalpt_BR
dc.subject.vcipeaRelações Internacionaispt_BR
dc.subject.vcipeaAjuda à Educaçãopt_BR
dc.titleEducar em fronteiras internacionais : demandas e encaminhamentos do Sistema Público Municipal de Corumbá/Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.title.alternativeEducation on international borders : demands and directions from the Corumbá/Mato Grosso do Sul Municipal Public Education Systempt_BR
dc.title.alternativeEducar en fronteras internacionales : demandas y enfoques del Sistema de Educación Pública Municipal de Corumbá/Mato Grosso del Surpt_BR
dc.typeJournal articlept_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationEducaçãopt_BR
ipea.classificationRelações Internacionaispt_BR
relation.isJournalIssueOfPublication5c1adff4-5c48-45a8-b209-6f7f3dbc3299
relation.isJournalIssueOfPublication.latestForDiscovery5c1adff4-5c48-45a8-b209-6f7f3dbc3299

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Tempo_Mundo_35_Artigo_5_educar_fronteiras_internacionais.pdf
Tamanho:
2.43 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais