Publicação: Educar em fronteiras internacionais : demandas e encaminhamentos do Sistema Público Municipal de Corumbá/Mato Grosso do Sul
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil - Mato Grosso do Sul - Corumbá
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
Education on international borders : demands and directions from the Corumbá/Mato Grosso do Sul Municipal Public Education System, Educar en fronteras internacionales : demandas y enfoques del Sistema de Educación Pública Municipal de Corumbá/Mato Grosso del Sur
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este artigo é um recorte do projeto Atendimento e Acolhida aos Migrantes Internacionais em Municípios de Fronteira: Análise e Acompanhamento na Implantação de Protocolos de Acolhimento a Pessoas em Diferentes Situações Migratórias em Foz do Iguaçu (PR) e Corumbá (MS), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para este artigo, concentramos nosso olhar no espaço-tempo fronteiriço de Corumbá, com o objetivo de caracterizar a rede pública do município quanto à presença de migrantes internacionais regularmente matriculados no período de 2014 a 2023. Além disso, apresentamos as políticas e iniciativas educacionais voltadas ao atendimento desse público que foram empreendidas pelo município, discutindo sobre os alcances destas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados a partir do sistema de registro de matrículas da Secretaria Municipal de Educação e de questionários aplicados a 31 professores e a cinco gestores de cinco escolas. Os dados revelam que há uma iniciativa na municipalidade de avançar na consideração real da presença dos migrantes internacionais matriculados nas escolas, por meio de legislações e ações culturais, porém, não encontramos ações curriculares amplas, tais como a inclusão de outros idiomas na oferta disciplinar, tampouco a institucionalização de formação didático-pedagógica dos agentes escolares para lidarem com as especificidades da prática escolar em contextos de fronteira internacional com fluxo migratório intenso.
Resumo traduzido
This article is an excerpt from the research entitled Service and reception for international migrants in border municipalities: analysis and monitoring in the implementation of reception protocols for people in different migratory situations in Foz do Iguaçu (PR) and Corumbá (MS), financed by the Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). For this article, we focus our attention on the border space-time of Corumbá, with the aim of characterizing the municipal public network of Corumbá in terms of the presence of international migrants regularly enrolled in the period from 2014 to 2023, as well as presenting educational policies and initiatives aimed at to serve this public undertaken by the municipality, initiating a discussion about their scope. This is a qualitative research study. The data were collected from data in the enrollment registration system of the Municipal Department of Education and questionnaires applied to 31 teachers and 5 managers from 5 schools. The data reveal that there is an initiative in the municipality to advance in the real consideration of the presence of international migrants enrolled in schools, through legislation and cultural actions, however, we did not find broad curricular actions, such as the inclusion of other languages in the disciplinary offer, nor the institutionalization of didactic-pedagogical training for school agents to deal with the specificities of school practice in international border contexts with intense migratory flow.
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
TAVANO, Patricia Teixeira et al. Educar em fronteiras internacionais: demandas e encaminhamentos do Sistema Público Municipal de Corumbá/Mato Grosso do Sul. Revista Tempo do Mundo, Brasília, n. 35, p. 119-145, ago. 2024. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/rtm35art5
