Publicação:  Governança de infraestrutura
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. Os Estados-membros das Nações Unidas e suas instituições governamentais podem reproduzir este estudo sem autorização prévia. É solicitado, apenas, que mencionem a fonte e informem à CEPAL sobre essa reprodução.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
A OCDE utiliza indicadores para comparar seus países-membros e candidatos à adesão, sendo esses dados essenciais para redirecionar políticas e práticas recomendadas. A plataforma OECD.Stat oferece acesso a uma ampla gama de dados sobre diversos temas, incluindo infraestrutura, e serve como base para relatórios técnicos sobre áreas como reforma estrutural, comércio, crescimento inclusivo, governança e infraestrutura. No processo de adesão do Brasil, a OCDE destacou a necessidade de investir em infraestrutura de qualidade de forma transparente e responsável, considerando o baixo desempenho do país em relação a outros, com um estoque de infraestrutura abaixo da média dos países desenvolvidos. A OCDE também enfatiza a importância de uma governança efetiva para garantir a qualidade dos investimentos em infraestrutura, o que foi abordado em um manual sobre infraestrutura e em suas recomendações de governança. O Brasil, embora não tenha participado de uma enquete inicial da OCDE sobre governança de infraestrutura, foi incluído em uma pesquisa similar realizada com o BID em 2022, permitindo a comparação de seus indicadores com os dos membros da organização. A OCDE e o G20 têm desenvolvido princípios para investimentos em infraestrutura de qualidade, os quais são essenciais para o aprimoramento da governança e da implementação de projetos de infraestrutura no Brasil.
Resumo traduzido
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
POMPERMAYER, Fabiano Mezadre. Governança de infraestrutura.In: MORAES, Rodrigo Fracalossi de (org.). Indicadores Quantitativos da OCDE e o Brasil: governança pública. Rio de Janeiro: Ipea: CEPAL, 2024. v. 3. p. 147-172. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/9786556350790cap5
