Publicação: Estado digital : serviços digitais públicos e assimetrias federativas
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
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Texto para Discussão (TD) 3096 : Estado digital : serviços digitais públicos e assimetrias federativas
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Resumo
Inicia-se este trabalho realizando a descrição e a análise das desigualdades sociodigitais. Em seguida, analisam-se os serviços digitais públicos ofertados pelo governo federal e, por fim, exploram-se esses serviços quando ofertados pelos municípios. Por meio de um conjunto de dados secundários e primários, constatou-se que os municípios brasileiros ofertam um conjunto de serviços digitais públicos que são, em sua grande maioria, de caráter finalístico, tais como consultas médicas e matrículas escolares. Essa oferta está inscrita em uma moldura ampla, que determina a oferta e a qualidade desses serviços. Tal moldura é composta por três fatores: i) as desigualdades sociodigitais; ii) as assimetrias federativas; e iii) as diferentes capacidades estatais existentes entre a União, os estados e os municípios. Constatou-se que a oferta dos serviços digitais públicos está em um estágio avançado por parte do governo federal, embora com algumas dificuldades e problemas, mas bastante irregular e incipiente entre os municípios – embora nestes tenha também avançado. Esse aspecto ocorre, principalmente, porque a coordenação interfederativa realizada pelo governo federal para construir o governo digital no Brasil utilizou poucos mecanismos característicos da lógica de mercado, tais como incentivos financeiros e a facilitação de crédito.
Resumo traduzido
We began this work by describing and analyzing socio-digital inequalities. Next, an analysis of the supply of public digital services offered by the federal government is made. Finally, we analyzed the supply of public digital services offered by municipalities. Through a set of secondary and primary data, we found that Brazilian municipalities offer a set of public digital services, which are, for the most part, of a final nature, such as medical consultations and school registrations. This offer is part of a broad framework, which determines the supply and quality of these services. This framework is made up of three factors: i) socio-digital inequalities; ii) federative asymmetries; and iii) and the different state capacities that exist between the Union, states and municipalities. It was found that the provision of public digital services is at an advanced stage by the federal government, although with some difficulties and problems, but quite irregular and incipient among municipalities – although it has also advanced. This aspect occurs mainly because the inter-federative coordination carried out by the federal government to build the digital government in Brazil used few mechanisms characteristic of market logic, such as financial incentives and credit facilitation.
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ALVES, Elder P. Maia. Estado digital: serviços digitais públicos e assimetrias federativas. Brasília, DF: Ipea, abr. 2025. 38 p.: il. (Texto para Discussão, n. 3096). DOI: https://dx.doi.org/10.38116/td3096-port