Publicação: A Liderança negra nos grupos de pesquisa no Brasil : um panorama de 2000 a 2023 por grande área do conhecimento
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
2000-2023
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
O último Censo do Diretório dos Grupos de Pesquisa 2023 publicizou dados sobre sexo e cor/raça dos membros vinculados aos grupos de pesquisa para todos os censos, desde 2000. Tal divulgação proporciona uma compreensão mais ampla da diversidade entre os membros desses grupos e de como essa diversidade tem evoluído ao longo do tempo. Este breve texto apresenta a participação negra (pretos e pardos) na liderança dos grupos de pesquisa, no período 2000-2023, por grandes áreas de conhecimento, complementando o trabalho de Chiarini et al. (2024). Os dados demonstram que houve aumento na proporção de líderes em grupos de pesquisa na área de humanidades e na representatividade de homens e mulheres negros ao longo do tempo, apesar de ainda representarem menos que 25% dos líderes em todas as grandes áreas analisadas. Em termos relativos, homens e mulheres negros possuem maior representação nas humanidades que nas ciências duras e nas ciências da vida, e mulheres negras possuem pouca participação nas três grandes áreas do conhecimento, sobretudo nas ciências duras.
Resumo traduzido
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
PEREIRA, Larissa et al. A liderança negra nos grupos de pesquisa no Brasil: um panorama regional de 2000 a 2023. Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, Brasília, n. 77, p. 25-30, dez. 2024. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/radar77art3
