Publicação: Notas de matemática do ensino médio em 2021 : uma análise empírica, a partir de dados da OBMEP, do uso de internet pelos alunos e do Saeb
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2021
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
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Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 3108 : Notas de matemática do ensino médio em 2021 : uma análise empírica, a partir de dados da OBMEP, do uso de internet pelos alunos e do Saeb
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Resumo
O objetivo deste estudo é desenvolver uma análise empírica da associação de diversas variáveis com a proficiência média dos alunos das escolas do ensino médio na disciplina de matemática, medida a partir das notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Em particular, busca-se investigar a contribuição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) – medida a partir dos prêmios por escola – e do uso de internet pelos alunos nas escolas, a partir de informações do Censo Escolar. Os resultados indicam que as principais variáveis com associação positiva para as notas de matemática no Saeb são a existência de exame de ingresso e o Indicador de Nível Socioeconômico da escola. No primeiro caso, ocorre um viés de seleção dos alunos com melhor desempenho cognitivo, ao passo que, no segundo, confirma-se a importância de um fator que é consagrado na literatura de educação. Por um lado, o uso de internet pelos alunos tem associação nula com os resultados referentes ao Saeb. Por outro lado, os coeficientes das premiações na OBMEP têm sinal positivo e são estatisticamente significativos.
Resumo traduzido
The purpose of this study is to develop an empirical analysis of the influence of several variables in the average proficiency of Brazilian High School students in mathematics – measured by Saeb’s results. We aim to investigate the contribution of OBMEP – measured by the prizes by school – and the use of internet in the school by the students – an infor¬mation obtained from School Census. Results indicate that the main positive determinants for Saeb grades are the existence of admission tests and the indicator of socioeconomic status of the school. In the first case, there is a selection bias, whereas the students with better cognitive skills are selected. In the second case, socioeconomic status is a known determinant of student and school performance. On the one hand, the use of internet by students is not associated with specifications regarding Saeb. On the other hand, the coefficients of OBMEP prizes have positive sign and are statistically significant.
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KUBOTA, Luis Claudio; ROSA, Mauricio Benedeti. Notas de matemática do ensino médio em 2021: uma análise empírica, a partir de dados da OBMEP, do uso de internet pelos alunos e do Saeb. Brasília, DF: Ipea, abr. 2025. 33 p.: il. (Texto para Discussão, n. 3108). DOI: https:// dx.doi.org/10.38116/td3108-port