Publicação:
Notas de matemática do ensino médio em 2021 : uma análise empírica, a partir de dados da OBMEP, do uso de internet pelos alunos e do Saeb

dc.contributor.authorKubota, Luis Claudio
dc.contributor.authorRosa, Mauricio Benedeti
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2021pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-09T13:29:50Z
dc.date.available2025-04-09T13:29:50Z
dc.date.issued2025-04
dc.date.portal2025-04
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é desenvolver uma análise empírica da associação de diversas variáveis com a proficiência média dos alunos das escolas do ensino médio na disciplina de matemática, medida a partir das notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Em particular, busca-se investigar a contribuição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) – medida a partir dos prêmios por escola – e do uso de internet pelos alunos nas escolas, a partir de informações do Censo Escolar. Os resultados indicam que as principais variáveis com associação positiva para as notas de matemática no Saeb são a existência de exame de ingresso e o Indicador de Nível Socioeconômico da escola. No primeiro caso, ocorre um viés de seleção dos alunos com melhor desempenho cognitivo, ao passo que, no segundo, confirma-se a importância de um fator que é consagrado na literatura de educação. Por um lado, o uso de internet pelos alunos tem associação nula com os resultados referentes ao Saeb. Por outro lado, os coeficientes das premiações na OBMEP têm sinal positivo e são estatisticamente significativos.pt_BR
dc.description.abstractalternativeThe purpose of this study is to develop an empirical analysis of the influence of several variables in the average proficiency of Brazilian High School students in mathematics – measured by Saeb’s results. We aim to investigate the contribution of OBMEP – measured by the prizes by school – and the use of internet in the school by the students – an infor¬mation obtained from School Census. Results indicate that the main positive determinants for Saeb grades are the existence of admission tests and the indicator of socioeconomic status of the school. In the first case, there is a selection bias, whereas the students with better cognitive skills are selected. In the second case, socioeconomic status is a known determinant of student and school performance. On the one hand, the use of internet by students is not associated with specifications regarding Saeb. On the other hand, the coefficients of OBMEP prizes have positive sign and are statistically significant.pt_BR
dc.description.other33 p. : il.pt_BR
dc.description.otherSérie monográfica: Texto para discussão ; 3108pt_BR
dc.identifier.citationKUBOTA, Luis Claudio; ROSA, Mauricio Benedeti. Notas de matemática do ensino médio em 2021: uma análise empírica, a partir de dados da OBMEP, do uso de internet pelos alunos e do Saeb. Brasília, DF: Ipea, abr. 2025. 33 p.: il. (Texto para Discussão, n. 3108). DOI: https:// dx.doi.org/10.38116/td3108-portpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/17033
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.subject.keywordOBMEPpt_BR
dc.subject.keywordSaebpt_BR
dc.subject.keywordInternetpt_BR
dc.subject.keywordProficiênciapt_BR
dc.subject.keywordMatemáticapt_BR
dc.subject.vcipeaInternetpt_BR
dc.subject.vcipeaEnsino Secundáriopt_BR
dc.subject.vcipeaEducaçãopt_BR
dc.titleNotas de matemática do ensino médio em 2021 : uma análise empírica, a partir de dados da OBMEP, do uso de internet pelos alunos e do Saebpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 3108 : Notas de matemática do ensino médio em 2021 : uma análise empírica, a partir de dados da OBMEP, do uso de internet pelos alunos e do Saebpt_BR
dc.typeWorking paperpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationEducaçãopt_BR
ipea.classificationTecnologia. Inovação. Informação. Conhecimentopt_BR

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
TD_3108_Web.pdf
Tamanho:
1.34 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
TD_3108_Sumex.pdf
Tamanho:
169.05 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais