Publicação: Onde as COPS vão parar? Um radar sobre as conferências do clima
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
103
Última página
108
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este artigo analisa o significado da 30a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP30 (Belém do Pará, novembro de 2025). A conferência foi o maior evento mundial de 2025; a primeira desse tipo em solo amazônico. Com uma presença massiva de delegações, trouxe uma grande novidade: o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). O artigo trata a COP30 como um estudo de caso sobre o contexto de pessimismo global que assombra a agenda ambiental, lança luz sobre os potenciais e limites desse tipo de evento e faz alertas sobre o desgaste de um modelo de conferência do sistema da Organização das Nações Unidas (ONU) que parte de pressupostos equivocados sobre como o debate de evidências pode informar políticas públicas.
Resumo traduzido
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
LASSANCE, Antonio. Onde as COPS vão parar? Um radar sobre as conferências do clima. RADAR: tecnologia, produção e comércio exterior. Brasília, DF: Ipea, n. 80, dez. 2025. ISSN 2177-1855. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/radar80art13
