Publicação: A Cooperação Sul-Sul e o G20 : dilemas e narrativas da governança para o desenvolvimento
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South-South Cooperation and the G20 : dilemmas and narratives of governance for development, Cooperación Sur-Sur y el G20 : dilemas y narrativas de la gobernanza para el desarrollo
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Resumo
Os estudiosos do surgimento – ou ressurgimento, como o processo é definido por alguns – da cooperação Sul-Sul (CSS) ficam diante de questionamentos que, quando combinados, levam a dois tipos de investigações: aquelas que são voltadas para o entendimento da CSS como um fenômeno que ganhou maior importância devido a um suposto novo fôlego apresentado desde o início dos anos 2000; e aquelas que envolvem indagações sobre os motivos pelos quais os longos anos de existência dessa modalidade de cooperação não tenham sido suficientes para que os envolvidos na CSS conseguissem mobilizar esforços em torno de sua institucionalização. Diante disso, este estudo tem como objetivo compreender em que medida países do Sul global na presidência do Grupo dos Vinte (G20) podem contribuir para alterar a governança do campo da cooperação internacional para o desenvolvimento (CID). Em função disso, em que medida essa possibilidade teria implicações para a agenda de desenvolvimento hoje concebida tanto no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU) quanto na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE)? A hipótese é que o desenvolvimento, ao ser disseminado como um conceito universalizante, tornou-se uma regra intensivamente norteadora do posicionamento dos atores envolvidos na CID, estabelecendo os termos de uma governança. A natureza das regras disseminadas e compartilhadas pelos atores da CSS a partir de instâncias como o G20 favorece que essa modalidade de cooperação se institucionalize e, dessa maneira, seja capaz de alterar a governança do campo da CID e, até mesmo, da agenda de desenvolvimento hoje concebida no âmbito da ONU e da OCDE.
Resumo traduzido
Scholars of the emergence – or resurgence, as the process is demarcated by some – of South-South Cooperation are faced with questions that, when combined, lead to two types of investigations: those that are aimed at understanding South-South Cooperation as a phenomenon that gained greater importance due to a supposed new breath presented since the beginning of the 2000s; and, on the other hand, those that involve questions about the reasons why the long years of existence have not been enough for those involved in South-South Cooperation to be able to mobilize efforts around its institutionalization. Given this, this study aims to understand to what extent countries from the South in the presidency of the G20 can contribute to changing the governance of the Field of International Development Cooperation? Given this, to what extent would this possibility have implications for the development agenda currently conceived within both the United Nations and the Organization for Economic Cooperation and Development? The hypothesis is that development, when disseminated as a universalizing concept, became an intensive rule guiding the positioning of actors involved in International Development Cooperation, establishing the terms of governance. The nature of the rules disseminated and shared by CSS actors from bodies such as the G20 favors this type of cooperation to become institutionalized and, in this way, be capable of changing the governance of the field of International Development Cooperation and, even, of the development agenda currently conceived within the scope of the UN and the OECD.
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SOARES, Bárbara Ribeiro; PEREIRA, Chyara Sales; TEIXEIRA, Júlia Carvalho. A Cooperação Sul-Sul e o G20: dilemas e narrativas da governança para o desenvolvimento. Revista Tempo do Mundo, Brasília, n. 34, p. 221-244, abr. 2024. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/rtm34art8
