Publicação: A Agenda do Sistema Nacional de Educação e suas instâncias de pactuação : uma análise das propostas
| dc.contributor.author | Licio, Elaine Cristina | |
| dc.contributor.author | Pontes, Pedro Arthur de Miranda Marques | |
| dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2020-09-25T17:13:28Z | |
| dc.date.available | 2020-09-25T17:13:28Z | |
| dc.date.issued | 2020 | |
| dc.date.portal | 2020 | |
| dc.description.abstract | Este capítulo analisa o debate em torno da criação de um Sistema Nacional de Educação (SNE), tendo como horizonte a regulamentação do regime de colaboração e da cooperação federativa, previstos no arts. 211 e 23, parágrafo único, respectivamente, da Constituição de 1988. A análise se baseia em material de natureza documental (regulamentos, textos acadêmicos, relatórios técnicos e projetos de lei – PLs) e entrevistas com gestores e conselheiros da educação nos três níveis de governo. Busca-se responder às seguintes questões de pesquisa: i) como se delineou a pauta do SNE enquanto proposta de uma nova forma de organização federativa da política de educação? ii) qual o formato destinado ao SNE nos projetos de lei complementar (PLCs) apresentados após o PNE 2014? iii) quais as principais mudanças institucionais propostas nestes projetos em relação aos instrumentos de coordenação vigentes, em especial, quanto às instâncias de pactuação federativa? iv) qual a percepção de gestores implementadores da política educacional sobre esse debate? | pt_BR |
| dc.description.other | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
| dc.description.other | p. 309-343 | pt_BR |
| dc.description.other | Capítulo de livro publicado em: Coordenação e relações intergovernamentais nas políticas sociais brasileiras / organizadora: Luciana Jaccoud – Brasília: Ipea, 2020. | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10246 | |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.location.country | BR | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
| dc.relation.chapter | Coordenação e relações intergovernamentais nas políticas sociais brasileiras | |
| dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10201 | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
| dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
| dc.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Sistema Nacional de Educação (SNE) | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Política educacional | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Universalização da educação | pt_BR |
| dc.subject.vcipea | Política Educacional | pt_BR |
| dc.subject.vcipea | Direito à Educação | pt_BR |
| dc.subject.vcipea | Democratização da Educação | pt_BR |
| dc.title | A Agenda do Sistema Nacional de Educação e suas instâncias de pactuação : uma análise das propostas | pt_BR |
| dc.type | Book part | pt_BR |
| dspace.entity.type | Publication | |
| ipea.classification | Administração Pública. Governo. Estado | pt_BR |
| ipea.classification | Educação | pt_BR |
| relation.isBookOfChapter | ff914397-ed68-4f91-8601-83dd99bd1f2e | |
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