Publicação:
A Remodelação da política social do Benefício de Prestação Continuada pelo Judiciário

dc.contributor.advisorRafael Guerreiro Osório
dc.contributor.authorVenturini, Adriana Maia
dc.contributor.otherCoordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC
dc.contributor.scholarAdriana Maia Venturini
dc.contributor.thesiscommiteeFernando Gaiger Silveira
dc.contributor.thesiscommiteePaiva, Luis Henrique da Silva de
dc.coverage.spatialBrasil
dc.date.accessioned2025-09-11T14:21:49Z
dc.date.available2025-09-11T14:21:49Z
dc.date.issued2016
dc.date.portal2016
dc.date.submitted2016-05-24
dc.degree.levelMestrado
dc.description.abstractEm decorrência dos movimentos organizados, a Constituição de 1988 previu uma série de direitos sociais em seu texto. Dentre eles, o Benefício de Prestação Continuada – BPC, no valor de um salário-mínimo aos idosos e deficientes que não tivessem condições de se manter ou serem mantidos por sua família, independentemente de qualquer contribuição ao Estado. A sua regulamentação, cinco anos depois, foi feita pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, que especificou os conceitos fundamentais, possibilitando a sua aplicação. As definições de idoso, deficiente, família e insuficiência de meios já foram alteradas diversas vezes, não apenas pelo legislativo, como pelo executivo e pelo judiciário, este último com o pretexto de alinhamento, ou não, das especificações com outros princípios e disposições da Constituição e de outras leis que versam sobre a Assistência Social. O redesenho é sempre no sentido de abarcar mais destinatários do que os originalmente legitimados, ampliando as hipóteses de deferimento, de forma que o quantitativo de beneficiários cresceu 12 vezes de 1996 a 2014. O Judiciário, aproveitando a crise pela qual os Poderes Legislativo e o Executivo têm passado, assumiu o protagonismo no cenário político nacional e, no caso específico, tem sido responsável direto por esse crescimento. Ao analisar caso a caso as ações individuais, de forma complacente e sem observar as consequências sistêmicas para a proteção social, foi, em 2014, motivador de 17% dos benefícios concedidos, apesar do prévio indeferimento administrativo dessas solicitações. No entanto, sua participação no aumento do número de beneficiários vai muito além das concessões decorrentes de decisão judicial stricto sensu, pois ao reinterpretar a norma casuisticamente em milhares de processos acaba por desbalancear a política nacional, forçando os demais poderes a se adaptarem. Dessa forma, surgem normas a reboque da jurisprudência, sempre no intuito de resgatar um modelo sistemático e operacional que possa atender os cidadãos de forma isonômica. Apesar da origem da demanda estar focada na busca pela igualdade, dado o limite dos recursos públicos disponíveis, o que se verifica é um prejuízo na agenda política e financeira do Estado e usurpação ilegítima do direito de escolha dos Poderes Legislativo e o Executivo, sem que sejam analisadas tecnicamente as possibilidades reais de execução das políticas de natureza programática, que exigem um planejamento econômico e social.
dc.description.abstractalternativeDue to organized civil movements, the Brazilian Constitution of 1988 provided for a series of civil rights. Among them, the benefit of continuing provision of a minimum wage to the elderly and to the disabled that could not provide for themselves, or by their families, irrespective of any contribution from the State. The regulation of the Constitution, five years later, was carried out by the Organic Law on Social Assistance (Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS), which specified the fundamental concepts for its application. The definition of the terms “elderly”, “disabled”, “family” and “insufficiency of means” have been changed several times in the legislation, not only by the Legislative Branch, but also by the Executive and the Judiciary – the latter, on the pretext of alignment, or not, with specifications regarding other principles and Constitutional dispositions as well as acts related to social assistance. The shift has always been in an attempt to broaden the scope of beneficiaries, which had an increase of 12 times from 1996 to 2014. The Judicial Branch, taking chances after the crisis in which The Legislative and the Executive Branches have been immersed, has been in the center of the nation’s political scene and, therefore, can be held responsible for the above mentioned growth. By analyzing case by case of the individual actions – in a complacent way and disregarding the systemic consequences in regards to social protection – the Judiciary was, during the year of 2014, the primary driver of the 17% provided benefits, despite prior nonacceptance of administrative requests. Nonetheless, the Judiciary’s participation in the growth of the number of beneficiaries goes far beyond the concessions resulting from stricto sensu decisions, as by casuistically reinterpreting the law in thousands of cases, it ultimately leads to an imbalance in politics, forcing the other two Branches to adapt. Thus, new laws emerge from that recent jurisprudence. Although the demand comes from the quest for equality, given the limits of the available public resources, it ends up harming the State’s political and financial agenda. It also leads to the illegitimate usurpation of the right to rule of the Legislative and Executive Branches, as the real possibilities in policy implementation – especially the ones that are programmatic in nature – cannot be technically analyzed, despite they demand economic and social planning.
dc.description.graduateprogramMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento
dc.description.serieMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Primeira Turma
dc.format.extent58
dc.identifier.citationVENTURINI, Adriana Maia. A Remodelação da política social do Benefício de Prestação Continuada pelo Judiciário. 2016. 58 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento) – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, 2016.
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/18820
dc.language.isopor
dc.location.cityBrasília
dc.location.countryBR
dc.publisherIpea
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.holderInstituto de Pequisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
dc.rights.typeLicença Comum
dc.source.urlsourcehttps://www.ipea.gov.br/portal/dissertacoes-apresentadas
dc.subject.keywordServiços sociais
dc.subject.keywordAspectos jurídicos
dc.subject.vcipeaPolítica Social
dc.subject.vcipeaBenefício Social
dc.subject.vcipeaPoder Judiciário
dc.titleA Remodelação da política social do Benefício de Prestação Continuada pelo Judiciário
dc.title.scholarA Remodelação da política social do Benefício de Prestação Continuada pelo Judiciário
dspace.entity.typePublication
ipea.descriptionColeção: Administração Pública. Governo Coleção: Desenvolvimento Social
relation.isOrgUnitOfPublication211e3d44-cdd0-4f9c-9831-9071ea013b41
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery211e3d44-cdd0-4f9c-9831-9071ea013b41

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Dissertacao_Adriana-Maia-Venturini.pdf
Tamanho:
655.71 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais