Publicação: Desigualdades de remuneração entre egressos dos cursos de graduação em ciências, tecnologias, engenharias e matemática (CTEM)
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
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Texto para Discussão (TD) 2947 : Desigualdades de remuneração entre egressos dos cursos de graduação em ciências, tecnologias, engenharias e matemática (CTEM)
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Resumo
Este artigo investiga os fatores associados às desigualdades de rendimentos de uma coorte de graduados de 2011 em cursos brasileiros das áreas de ciências, tecnologias, engenharias e matemática (CTEM), ao longo de sete anos após a formatura. Especificamente, analisa-se como as origens sociais desses indivíduos são mediadas pelas características dos cursos e instituições de educação superior em seus efeitos sobre as desigualdades de rendimento do trabalho. Para tanto, foram cruzados vários registros administrativos do governo federal, com destaque para dados educacionais e de emprego, e foram construídos indicadores de prestígio e qualidade dos cursos e instituições de educação superior. Além de análises descritivas sobre a trajetória laboral dos graduados em CTEM, foram utilizados modelos multiníveis de regressão para estimar o efeito das origens sociais e da educação superior na remuneração desses indivíduos. Os resultados indicam que: i) a influência da educação superior sobre a desigualdade de remuneração entre os egressos em CTEM é substantiva, porém decrescente ao longo do tempo; ii) os efeitos das origens sociais, de gênero e cor/raça sobre as desigualdades de rendimentos são parcialmente mediados pela trajetória na educação superior; iii) essa mediação é maior para a escolaridade dos pais e menor para o gênero, destacando tanto o papel da educação como redutor de desigualdades sociais quanto os mecanismos discriminatórios próprios do mercado de trabalho, que persistem, apesar da trajetória educacional dos indivíduos; iv) os indicadores de qualidade e prestígio das instituições têm efeitos significativos sobre a remuneração dos graduados, podendo até mesmo absorver completamente o efeito das instituições públicas nos rendimentos, indicando seu potencial para analisar a heterogeneidade do sistema de educação superior; e v) o ciclo econômico exerceu uma forte influência sobre a inserção ocupacional dos egressos, sendo importante para a qualidade do emprego, no médio prazo, o tipo de inserção obtido imediatamente após a conclusão do curso de graduação.
Resumo traduzido
This article investigates the factors associated with income inequalities among a cohort of graduates from Brazilian courses in science, technology, engineering, and mathematics (STEM) in 2011, over a period of seven years after graduation. It analyses how the social origins of these individuals are mediated by the characteristics of higher education courses and institutions in their effects on labor income inequalities. To do so, various administrative records from the federal government, with a focus on educational and employment data, were cross-referenced, and indicators of the prestige and quality of the courses and higher education institutions were constructed. In addition to descriptive analyses of the employment trajectories of STEM graduates, multilevel regression models were used to estimate the effects of social origins and higher education on their remuneration. The results indicate the following: i) the influence of higher education on income inequality among STEM graduates is substantial but decreases over time; ii) the effects of social origins, gender, and race on income inequality are partially mediated by the trajectory in higher education; iii) this mediation is higher for parental education and lower for gender, highlighting both the role of education in reducing social inequalities and the discriminatory mechanisms inherent in the labor market, which persist despite individuals' educational trajectories; iv) indicators of institutional quality and prestige have significant effects on graduates' remuneration, and they can even fully absorb the effect of public institutions on income, indicating their potential for analyzing the heterogeneity of the higher education system; and v) the economic cycle played a strong influence on the occupational integration of graduates, and the type of employment obtained immediately after graduation is important for job quality in the medium term.
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CASEIRO, Luiz Carlos Zalaf; MACIENTE, Aguinaldo Nogueira. Desigualdades de remuneração entre egressos dos cursos de graduação em Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (CTEM). Rio de Janeiro: Ipea, dez. 2023. 74 p. : il. (Texto para Discussão, n. 2947). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/td2947-port.