Publicação:
Arranjos institucionais federativos : o papel do Registro de Preços Nacional – RPN na implementação do Programa Caminho da Escola

dc.contributor.advisorAntonio Lassance
dc.contributor.authorFonseca Neto, João César da
dc.contributor.otherCoordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC
dc.contributor.scholarJoão César da Fonseca Neto
dc.contributor.thesiscommiteeAntonio Lassance
dc.contributor.thesiscommiteeAlexandre de Ávila Gomide
dc.contributor.thesiscommiteeConstantino Cronemberger Mendes
dc.coverage.spatialBrasil
dc.date.accessioned2025-10-08T12:22:29Z
dc.date.available2025-10-08T12:22:29Z
dc.date.issued2016
dc.date.portal2016
dc.date.submitted2016-05-19
dc.degree.levelMestrado
dc.description.abstractEste trabalho se dedica à discussão do uso de arranjos institucionais de caráter federativo para a implementação de políticas públicas nacionais no Brasil, tendo em vista o complexo fenômeno da municipalização da execução dessas políticas inaugurado com a Constituição Federal de 1988. O objeto de análise é o arranjo denominado de Registro de Preços Nacional -RPN, instituído pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE em 2007 para atender ao Programa Caminho da Escola. A pesquisa se apoiou na literatura sobre federalismo, políticas públicas, capacidades estatais e arranjos institucionais para realizar um estudo de caso que busca verificar o papel do RPN na implementação desse programa. Valendo-se de entrevistas semiestruturadas com gestores da autarquia e da análise documental, a pesquisa identifica os elementos caracterizadores do arranjo. A superação das dificuldades provenientes das baixas capacidades estatais que caracterizam a maioria dos entes federados é analisada por meio do cruzamento de dados das adesões municipais ao RPN/Caminho da Escola com dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais – MUNIC. Ao final, constata-se que o modelo de gestão compartilhada do RPN no Programa Caminho da Escola logrou êxito na ampliação da coordenação federativa e na promoção do federalismo cooperativo, podendo servir de exemplo para a estruturação de novos arranjos institucionais que possibilitem uma atuação conjunta dos diferentes níveis de governo por meio do entrelaçamento de responsabilidades.
dc.description.abstractalternativeThe present work focus on the discussion of the use of federative institutional arrangements for the implementation of national public policies in Brazil, bearing in mind the complex phenomenon of municipalization of these policies’ execution, beginning with the Federal Constitution of 1988. The object of analysis is the arrangement called Registro de Preços Nacional- RPN (National Price Register), created by the Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE (National Fund for Education Development) in 2007 to attend to the Program Caminho da Escola (Path to the School). This research supports itself on literature concerning federalism, public policy, State capacities and institutional arrangements to perform a case study that verifies the role of RPN in the implementation of the referred program. By means of semi-structured interviews with the agency’s managers and of the analysis of documents, this research identifies the characterizing elements of the arrangements. The overcoming of difficulties originating from the low State capacities, characteristic of most of the federated role players, is analyzed by data crossing of the municipal adhesion to RPN/Caminho da Escola data with data from the Research on Municipal Basic Information – MUNIC. In the end, it is perceived that the model of shared management of RPN in the Caminho da Escola Program has succeeded in the expanding of the federative coordination and in the promotion of cooperative federalism, working as an example for the structuring of new institutional arrangements which facilitate a joint action of several levels of the government by means of the intertwining of responsibilities.
dc.description.graduateprogramMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento
dc.description.serieMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Primeira Turma
dc.format.extent78
dc.identifier.citationFONSECA NETO, João César da. Arranjos institucionais federativos: o papel do Registro de Preços Nacional – RPN na implementação do Programa Caminho da Escola. 2016. 78 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento) – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, 2016.
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19280
dc.language.isopor
dc.location.cityBrasília
dc.location.countryBR
dc.publisherIpea
dc.relation.ispartofseriesMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.holderInstituto de Pequisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
dc.rights.typeLicença Padrão Ipea
dc.source.urlsourcehttps://www.ipea.gov.br/portal/dissertacoes-apresentadas
dc.subject.keywordEducação
dc.subject.keywordRegistro de Preços Nacional
dc.subject.keywordRPN
dc.subject.keywordCaminho da escola
dc.subject.keywordArranjos institucionais
dc.subject.keywordCapacidades estatais
dc.subject.otherlanguagesEducation
dc.subject.otherlanguagesRegistro de Preços Nacional
dc.subject.otherlanguagesRPN
dc.subject.otherlanguagesFederalism
dc.subject.otherlanguagesPublic policy
dc.subject.otherlanguagesInstitutional arrangements
dc.subject.otherlanguagesState capacities
dc.subject.vcipeaProgramas Sociais
dc.subject.vcipeaTransporte Escolar
dc.subject.vcipeaFederalismo
dc.subject.vcipeaPolíticas Públicas
dc.titleArranjos institucionais federativos : o papel do Registro de Preços Nacional – RPN na implementação do Programa Caminho da Escola
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ipea.descriptionColeção: Educação Coleção: Administração Pública
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