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Incentivos eleitorais e regras fiscais (não tão) rígidas : novas evidências para os municípios brasileiros a partir da rubrica restos a pagar

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Electoral incentives and (not so) strict fiscal rules : new evide

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Resumo

Na contabilidade pública brasileira, a inscrição de valores em restos a pagar é um instrumento para a execução orçamentária dos diferentes níveis de governo, por meio da qual é possível postergar, para exercícios fiscais futuros, o desembolso de uma despesa empenhada em determinado ano. Não obstante, a gestão dessa rubrica pode ser utilizada de forma oportunista pelos chefes do Executivo, de acordo com os incentivos enfrentados pela limitação de mandato – se em primeiro mandato (elegível para a reeleição) ou se em segundo mandato (não elegível). Este artigo tem como objetivo investigar a influência da limitação de mandato e do calendário eleitoral sobre a inscrição de restos a pagar dos municípios brasileiros. Os resultados obtidos sugerem haver diferenças significantes entre esses dois grupos, com prefeitos em primeiro mandato inscrevendo maiores valores do que prefeitos em segundo mandato. Ademais, seguindo as normas fiscais brasileiras, os dois tipos de prefeitos reduzem a inscrição de valores em restos a pagar em anos eleitorais. Contudo, essa redução se dá de forma mais incisiva por prefeitos em primeiro mandato que não tentam se reeleger compa- rativamente a prefeitos em primeiro mandato que tentam.

Resumo traduzido

In the Brazilian public sector accounting, unpaid spending obligation is a budget item commonly used as an instrument for the budget execution by the different levels of government. By means of this budget line, it is possible to postpone the payment of current committed expenditures for subsequent fiscal years. Nevertheless, it can be used opportunistically by incumbent governments according to the electoral incentives they face, namely, whether they are in their first term (eligible for re-election) or in their second term (not eligible). This paper aims to investigate the influence of term limitation on the amount of unpaid spending obligation at the local level in Brazil. Our results suggest significant differences between these two groups of mayors, as first-term mayors register higher unpaid spending obligation amounts in comparison to second-term mayors. Moreover, following Brazilian fiscal rules, both types of mayors reduce it in election years. However, this reduction is more incisive when mayors are in their first term but do not try to be reelected relatively to mayors in their first term who try.

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ALMEIDA, Francielly de Fátima; SAKURAI, Sergio Naruhiko; ALMEIDA, Rodrigo Borges de. Incentivos eleitorais e regras fiscais (não tão) rígidas: novas evidências para os municípios brasileiros a partir da rubrica restos a pagar. Pesquisa e Planejamento Econômico, Brasília, v. 53, n. 01, p. 37-74, abr. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppe53n1art2

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