Publicação: Evolução metropolitana, mudança econômica setorial e distribuição de tamanhos de cidades
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Neste artigo, a evolução metropolitana é avaliada a partir de uma perspectiva enfocada em variáveis demográficas e econômicas, estas de natureza setorial. Um exame seletivo da literatura norte-americana e européia oferece perspectivas e antecedentes significativos sobre o modelo de estágios aplicado ao estudo da transformação metropolitana. Isto é então relacionado à distribuição de tamanhos de cidades elaborada por Pareto, considerando-se o coeficiente de distribuição da população interurbana e o desempenho que do mesmo se espera durante as várias fases da evolução metropolitana. A relação entre transformação metropolitana e distribuição nacional de tamanhos de cidades e encarada como um componente significativo da emergente hierarquia de cidades metropolitanas mundiais, tanto nas nações desenvolvidas como naquelas em desenvolvimento.
Resumo traduzido
Metropolitan evolution is conceptualized from a brond, a long term that factures perspectives that focuses on demographic and setorial economic variables. A hypothetical interurban manufacturing employment distribution coefficient, analogous to the Pareto population coefficient, is also considered and is related to the process of metropolitan change and national urban size distribuition is viewed as a significant component of the of the emerging hierarchy of global metropolitan cities in both advanced and developing nations.
