Publicação:
Serviços privados de vigilância e guarda no Brasil : um estudo a partir de informações da PNAD (1985-1995)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data

item.page.date.journal

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Entre 1985 e 1995, o Brasil testemunhou um aumento notável no emprego na área de vigilância e segurança, crescendo 112% de acordo com a PNAD, refletindo uma tendência global de expansão dos serviços de segurança privada desde os anos 70. Esse fenômeno gera debates intensos sobre suas causas, consequências e implicações, levantando preocupações sobre a potencial ameaça à definição moderna de Estado e aos direitos humanos e civis. Enquanto alguns defendem a privatização da segurança como solução para a ineficácia do Estado, outros alertam para os riscos de segregação social, controle exacerbado e violações de direitos associados a essa tendência, destacando a necessidade de um controle rigoroso por parte do Estado para mitigar tais preocupações.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

MUSSUMECI, Leonarda. Serviços privados de vigilância e guarda no Brasil: um estudo a partir de informações da PNAD (1985-1995). In. MELO, Hildete Pereira de; DI SABBATO, Alberto (Org.). Cinco estudos de caso sobre serviços no Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, MICT, 1998. cap. 3. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12994

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

item.page.relation.isreplacedby

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12970

organization.page.relation.references

Livros

Livro
Cinco estudos de caso sobre serviços no Brasil
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1998) Rocha, Frederico; Ferraz, Galeno; Musumeci, Leonarda; Dweck, Ruth Helena; Melo, Hildete Pereira de ; Di Sabbato, Alberto
O Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo apresenta à sociedade brasileira uma coletânea de estudos de caso sobre diversas atividades de serviços. Estes trabalhos surgem de uma pesquisa mais abrangente denominada "Diagnóstico do Setor Serviços no Brasil", conduzida pela Diretoria de Pesquisa do IPEA e ANPEC, em parceria com este Ministério. O interesse do MTCT nesse estudo sobre os serviços decorre do crescimento e das mudanças observadas no setor, tanto em sua composição interna quanto em sua interação com avanços tecnológicos, a crescente conexão entre serviços e produção manufatureira, o aumento do comércio internacional e o processo de globalização econômica em curso. Para embasar a formulação de políticas públicas pelo Departamento de Serviços do Ministério, era crucial compreender melhor essas atividades, que até recentemente estiveram à margem do foco central da literatura econômica.

Publicações

Faz parte da série

Fascículos

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais