Publicação:
How high-level career civil servants frame sustainable development and the sustainable development goals

dc.contributor.authorViana, Luna Bouzada Flores
dc.contributor.otherDiretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais - DIRUR
dc.contributor.scholarLuna Bouzada Flores Viana
dc.date.accessioned2025-11-17T11:55:23Z
dc.date.available2025-11-17T11:55:23Z
dc.date.issued2024-12
dc.date.portal2025-11
dc.description.abstractSustainable development (SD) and the United Nations’ Sustainable Development Goals (SDGs) were designed to inform public policy and drive sustainable practices. However, it is relatively unknown how high-level civil servants frame SD and the SDGs, consequently defining their scope in public policies. Frames are cognitive shortcuts derived from paradigms that guide decision-making. This study maps the relevant paradigms underlying the debate on sustainable development and their corresponding cognitive cues. Two principal axes organize these paradigms: strong versus weak sustainability and human-centric versus ecocentric. An online survey assessed how Brazilian high-level career civil servants evaluated the cognitive cues of the paradigm. Two main clusters of SD and SDG framing were identified. The first cluster (N = 51) aligns more closely with the ecological modernization paradigm, characterized by a pro-market stance and skepticism toward collective approaches and eco-ethics. The second cluster (N = 41) is more supportive of SD and the SDGs, sharing cognitive cues of societal responsibility and eco-ethics, but also strongly agreeing with frames of scarcity, the overpopulation crisis, and limits to growth. Results are discussed in consideration of the challenges of implementing Sustainable Development (SD) and the Sustainable Development Goals (SDGs) within public policies.
dc.description.abstractalternativeO desenvolvimento sustentável (DS) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas foram concebidos para orientar as políticas públicas. No entanto, ainda é relativamente desconhecido como os altos funcionários públicos enquadram o DS e os ODS, definindo, assim, o seu escopo nas políticas públicas. Frames são atalhos cognitivos derivados de paradigmas que orientam o processo de tomada de decisão. Este estudo mapeia os paradigmas relevantes subjacentes ao debate sobre desenvolvimento sustentável e seus respectivos indícios cognitivos. Dois eixos principais organizam esses paradigmas: sustentabilidade forte versus fraca e abordagem humanocêntrica versus ecocêntrica. Uma pesquisa online avaliou como altos funcionários públicos de carreira no Brasil julgam os indícios cognitivos dos paradigmas. Foram identificados dois agrupamentos principais de enquadramento do DS e dos ODS. O primeiro grupo (N = 51) está mais alinhado ao paradigma da modernização ecológica, caracterizado por uma postura pró-mercado e ceticismo em relação a abordagens coletivas e à ética ecológica. O segundo grupo (N = 41) é mais favorável ao DS e aos ODS, compartilhando indícios cognitivos de responsabilidade social e ética ecológica, mas também demonstrando forte concordância com frames de escassez, crise de superpopulação e limites ao crescimento. Os resultados são discutidos à luz dos desafios para a implementação do DS e dos ODS nas políticas públicas.
dc.description.firstpage129
dc.description.issue71
dc.description.lastpage157
dc.description.publicationtitlePlanejamento e Políticas Públicas (PPP)
dc.description.seriePPP 71
dc.identifier.citationVIANA, Luna Bouzada Flores. How high-level career civil servants frame sustainable development and the sustainable development goals. Planejamento e Políticas Públicas. Brasília, n. 71, p. 129-157, set./dez. 2024. Edição Especial: COP30 (Publicado em 2025). DOI: https://dx.doi.org/10.38116/ppp71art5.
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.38116/ppp71art5
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19551
dc.language.isopor
dc.location.cityBrasília
dc.location.countryBR
dc.publisherIpea
dc.relation.ispartofhttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19484
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
dc.rights.typeLicença Comum
dc.source.urlsourcehttps://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP
dc.subject.jelQ Agricultural and Natural Resource Economics - Environmental and Ecological Economics::Q5 Environmental Economics::Q58 Government Policy
dc.subject.keywordSustainable development
dc.subject.keywordSustainable Development Goals (SDGs)
dc.subject.keywordFrame
dc.subject.keywordGovernment
dc.subject.keywordCivil servants
dc.subject.otherlanguagesObjetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
dc.subject.otherlanguagesFrame
dc.subject.otherlanguagesGoverno
dc.subject.otherlanguagesBurocracia
dc.subject.vcipeaDesenvolvimento Sustentável
dc.titleHow high-level career civil servants frame sustainable development and the sustainable development goals
dc.title.alternativeComo funcionários públicos de carreira estratégica moldam (frame) o desenvolvimento sustentável e os objetivos de desenvolvimento sustentável
dc.title.alternativeCómo los funcionarios de carrera de alto nivel enmarcan (frame) el desarrollo sostenible y los objetivos de desarrollo sostenible
dc.title.scholarHow high-level career civil servants frame sustainable development and the sustainable development goals
dc.typeJournal Article
dspace.entity.typePublication
ipea.descriptionPPA 2025
relation.isJournalIssueOfPublication54df2480-b8e5-4205-9931-48f4d4b19a79
relation.isJournalIssueOfPublication.latestForDiscovery54df2480-b8e5-4205-9931-48f4d4b19a79
relation.isOrgUnitOfPublication61f780b7-b847-48b6-b378-860fc611a218
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery61f780b7-b847-48b6-b378-860fc611a218

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ppp_n71_Artigo5_How_high_level.pdf
Tamanho:
627.16 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais