Publicação: Determinantes dos piores e melhores resultados educacionais dos alunos da rede pública de ensino fundamental no Brasil
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Titulo alternativo
Determinants of the worst and best academic results of students from public elementary school in Brazil, Determinantes de los peores y de los mejores resultados escolares de los estudiantes de las escuelas primarias públicas en Brasil, Déterminants des pires et le meilleur résultats scolaires des élèves des écoles publiques primaires au Brésil
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Resumo
Este trabalho visa identificar os principais determinantes dos resultados escolares dos alunos, em especial, daqueles discentes de escolas públicas que apresentam as piores e as melhores proficiências em testes padronizados na primeira e segunda fase do ensino fundamental no Brasil. A pesquisa traz como elementos diferenciados nesta temática de estudo no país, a análise dos efeitos de programas de reforço de aprendizagem e do hábito de leitura dos discentes sobre o desempenho escolar. Para atender a tais objetivos, são utilizados os microdados da Prova Brasil 2011 e a regressão quantílica, método econométrico que permite compreender os efeitos das variáveis explanatórias sobre o desempenho escolar dos alunos para os n-ésimos quantis da distribuição condicional. Os resultados centrais da pesquisa apontam que a existência de programas de reforço escolar não se mostra determinante para os resultados dos alunos, sobretudo, para aqueles do 5o ano do ensino fundamental. Além do mais, a falta de hábito de leitura do estudante é um fator que contribui para a redução do seu desempenho escolar.
Resumo traduzido
The objective of this paper is to evaluate the determinants of academic achievements, especially of public school students who have the worst and the best grades on standardized tests in the first and second stage of basic education in Brazil. The research brings the different elements to this theme in the country, the analysis of the effects of tutoring programs and reading habits of students on school performance. We use microdata from Prova Brasil 2011 and quantile regression, econometric method that allows us to understand the effects of explanatory variables on the academic performance of the students to the n-th quantile of the conditional distribution. The central results of the research show that the existence of tutoring programs is not decisive for student outcomes, particularly for those in the 5th year of elementary school. Moreover, the lack of reading habit of the student is a factor that contributes to the reduction of his academic performance.
