Publicação: Federalismo no Brasil : análise da descentralização financeira da perspectiva das cidades médias
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este estudo analisa os desafios enfrentados pelas cidades médias brasileiras no financiamento de sua infraestrutura em meio a um processo de descentralização financeira, intensificado com a Constituição de 1988, que transferiu responsabilidades e aumentou a pressão por serviços públicos locais. Esse movimento coincide com a migração populacional para cidades médias, impulsionada pela busca de alternativas às metrópoles congestionadas e pelas oportunidades de investimentos produtivos. A descentralização, promovida globalmente como meio de melhorar a eficiência na alocação de recursos e fortalecer o controle local, encontrou, no Brasil, entraves como a dependência de transferências intergovernamentais, especialmente o FPM e o ICMS, que frequentemente beneficiam pequenos municípios, mesmo que as cidades médias possuam demandas financeiras mais elevadas. Além disso, a dificuldade de arrecadação própria pelas cidades médias limita o financiamento de sua expansão urbana, principalmente pelo peso das transferências federais sobre os pequenos municípios e pela complexidade de aumentar receitas locais, como o IPTU. O estudo enfatiza a importância de um pacto federativo mais equitativo, que clarifique atribuições e distribua recursos de acordo com as necessidades e capacidade de cada ente, respeitando a heterogeneidade regional do país.
Resumo traduzido
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
SANTOS, Angela Moulin Simões Penalva; COSTA, Laís Silveira Costa. ANDRADE, Thompson Almeida. Federalismo no Brasil: análise da descentralização financeira da perspectiva das cidades médias. In: ANDRADE, Thompson Almeida; SERRA, Rodrigo Valente (org.). Cidades médias brasileiras. Rio de Janeiro: Ipea. 2001. p. 295-335. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16140
