Publicação:
Concessão de aeroportos no Brasil : análise dos critérios para a formação de blocos

dc.contributor.advisorFabiano Mezadre Pompermayer
dc.contributor.advisorSilveira Sobrinho, Edson
dc.contributor.authorOliveira, Márcio Pacelli de
dc.contributor.otherCoordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC
dc.contributor.scholarMárcio Pacelli Oliveira
dc.contributor.thesiscommiteePereira, Tiago Sousa
dc.contributor.thesiscommiteeAlexandre de Ávila Gomide
dc.contributor.thesiscommiteeFabiano Mezadre Pompermayer
dc.contributor.thesiscommiteeSilveira Sobrinho, Edson
dc.coverage.spatialBrasil
dc.date.accessioned2025-09-18T11:22:50Z
dc.date.available2025-09-18T11:22:50Z
dc.date.issued2021
dc.date.portal2021
dc.date.submitted2021-12-14
dc.degree.levelMestrado
dc.description.abstractA presença de aeroportos concorrentes em um bloco de concessão, ambos operados pelo mesmo concessionário, pode ensejar um ambiente propício à captura do excedente do consumidor pelo operador privado, que busca maximizar lucros e poderia forçar o desvio de demanda do aeroporto menor, deficitário, para o aeroporto maior, lucrativo. Em que pese a existência de restrições contratuais para o “fechamento” de um aeroporto, o modelo de concessões aeroportuárias em bloco aparentemente não considerou os riscos da perda de bem-estar para a sociedade e ganhos de excedentes do produtor para aeroportos que atuam em regiões de influência com sobreposição de áreas de captação de demanda, caso dos aeroportos de Curitiba, no Paraná, e Joinville, em Santa Catarina, distantes 120 km um do outro. Para avaliar os efeitos do “fechamento” do aeroporto menor pelo concessionário, este trabalho realizou análise socioeconômica de custos e benefícios (ACB) e estimou a estrutura de custos dos aeroportos envolvidos, suas curvas de demanda e o resultado da operação conjunta, além da variação da perda de excedente do consumidor. Concluiu que, para o consumidor, não é interessante o fechamento do aeroporto menor diante da magnitude da perda de excedente verificada. Do ponto de vista regulatório, ainda que haja instrumentos como a liberdade tarifária monitorada e a aprovação prévia para redução de oferta de infraestrutura, prevenir ou remediar uma atuação oportunista do concessionário é uma dificuldade, dada a assimetria de informações existente entre regulador e regulado.
dc.description.abstractalternativeThe presence of competing airports in the same concession block can create an environment conducive to capturing the consumer’s surplus by the private operator, who seeks profit and can force demand to be diverted from the smaller, loss-making airport to the larger, profitable airport. The Brazilian model of block airport concessions apparently does not consider the risks of loss of well-being for society and gains from producer surpluses for airports operating in regions with overlapping catchment areas, as in the case of airports in Curitiba, in Paraná, and Joinville, in Santa Catarina, 120 km apart. In order to assess the effects of the smaller airport’s "closure" this work carried out the socioeconomic assessment of costs and benefits (BCA) and estimated the cost structure of the executed airports, their demand curves and the result of the joint operation, in addition to the variation in the loss of consumer surplus. For the consumer, the closure of the smaller airport is not interesting given the magnitude of the loss of surplus verified. From a regulatory point of view, preventing or remedying opportunistic actions by the concessionaire is a problem, given the asymmetry of information existing between the regulator and the regulated one.
dc.description.graduateprogramPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento
dc.description.serieMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Quarta Turma
dc.format.extent79
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Márcio Pacelli de. Concessão de aeroportos no Brasil: análise dos critérios para a formação de blocos. 2021. 79 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento) – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada , Brasília, DF, 2021.
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/18980
dc.language.isopor
dc.location.cityBrasília
dc.location.countryBR
dc.publisherIpea
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
dc.rights.typeLicença Padrão Ipea
dc.source.urlsourcehttps://www.ipea.gov.br/portal/dissertacoes-apresentadas
dc.subject.keywordConcessões
dc.subject.keywordFatores socioeconômicos
dc.subject.otherlanguagesConcessions
dc.subject.otherlanguagesSocioeconomic factors
dc.subject.vcipeaAeroportos
dc.subject.vcipeaConsumidores
dc.titleConcessão de aeroportos no Brasil : análise dos critérios para a formação de blocos
dc.title.scholarConcessão de aeroportos no Brasil: análise dos critérios para a formação de blocos
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication211e3d44-cdd0-4f9c-9831-9071ea013b41
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