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Concessão de aeroportos no Brasil : análise dos critérios para a formação de blocos

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2021-12-14

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Resumo

A presença de aeroportos concorrentes em um bloco de concessão, ambos operados pelo mesmo concessionário, pode ensejar um ambiente propício à captura do excedente do consumidor pelo operador privado, que busca maximizar lucros e poderia forçar o desvio de demanda do aeroporto menor, deficitário, para o aeroporto maior, lucrativo. Em que pese a existência de restrições contratuais para o “fechamento” de um aeroporto, o modelo de concessões aeroportuárias em bloco aparentemente não considerou os riscos da perda de bem-estar para a sociedade e ganhos de excedentes do produtor para aeroportos que atuam em regiões de influência com sobreposição de áreas de captação de demanda, caso dos aeroportos de Curitiba, no Paraná, e Joinville, em Santa Catarina, distantes 120 km um do outro. Para avaliar os efeitos do “fechamento” do aeroporto menor pelo concessionário, este trabalho realizou análise socioeconômica de custos e benefícios (ACB) e estimou a estrutura de custos dos aeroportos envolvidos, suas curvas de demanda e o resultado da operação conjunta, além da variação da perda de excedente do consumidor. Concluiu que, para o consumidor, não é interessante o fechamento do aeroporto menor diante da magnitude da perda de excedente verificada. Do ponto de vista regulatório, ainda que haja instrumentos como a liberdade tarifária monitorada e a aprovação prévia para redução de oferta de infraestrutura, prevenir ou remediar uma atuação oportunista do concessionário é uma dificuldade, dada a assimetria de informações existente entre regulador e regulado.

Resumo traduzido

The presence of competing airports in the same concession block can create an environment conducive to capturing the consumer’s surplus by the private operator, who seeks profit and can force demand to be diverted from the smaller, loss-making airport to the larger, profitable airport. The Brazilian model of block airport concessions apparently does not consider the risks of loss of well-being for society and gains from producer surpluses for airports operating in regions with overlapping catchment areas, as in the case of airports in Curitiba, in Paraná, and Joinville, in Santa Catarina, 120 km apart. In order to assess the effects of the smaller airport’s "closure" this work carried out the socioeconomic assessment of costs and benefits (BCA) and estimated the cost structure of the executed airports, their demand curves and the result of the joint operation, in addition to the variation in the loss of consumer surplus. For the consumer, the closure of the smaller airport is not interesting given the magnitude of the loss of surplus verified. From a regulatory point of view, preventing or remedying opportunistic actions by the concessionaire is a problem, given the asymmetry of information existing between the regulator and the regulated one.

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JEL

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OLIVEIRA, Márcio Pacelli de. Concessão de aeroportos no Brasil: análise dos critérios para a formação de blocos. 2021. 79 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento) – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada , Brasília, DF, 2021.

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