Publicação: Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia
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Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
2020
País
BR
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Tipo
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Fonte original
ISBN
ISSN
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dARK
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Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
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Titulo alternativo
Nota Técnica n. 88 (Disoc) : Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia
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Orientador(a)
Editor(a)
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Coordenador(a)
Coordenador(a)
Resumo
A pandemia da Covid-19 paralisou as atividades presenciais de ensino-aprendizagem em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino no Brasil em 2020. Esta nota técnica busca informar, com dados e ressaltando todas as limitações inerentes a eles, um único aspecto do problema multifacetário que afeta as redes de ensino no curso da pandemia da Covid-19, aspecto esse delimitado em três questões: - Quantos estudantes do ensino regular, tanto entre quem está na fase de escolarização obrigatória (pré-escola ao ensino médio) quanto entre quem está no nível superior (graduação e pós-graduação stricto sensu), não têm acesso domiciliar à internet minimamente de qualidade para atividades remotas de ensino-aprendizagem enquanto o retorno às atividades presenciais não for possível ou for severamente limitado? - Em que medida a distribuição de celulares ou de tablets com chips 4G seria uma política efetiva e viável para contornar o problema do não-acesso às tecnologias necessárias às atividades remotas? - Que iniciativas complementares poderiam alcançar quem não conseguiria acesso a atividades remotas de ensino aprendizagem mesmo após a distribuição de celulares ou de tablets com chips 4G?