Publicação: Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia
dc.contributor.author | Nascimento, Paulo A. Meyer M. | |
dc.contributor.author | Ramos, Daniela Lima | |
dc.contributor.author | Melo, Adriana Almeida Sales de | |
dc.contributor.author | Castioni, Remi | |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 2020 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-09-04T14:40:43Z | |
dc.date.available | 2020-09-04T14:40:43Z | |
dc.date.issued | 2020-08 | |
dc.date.portal | 2020-08 | |
dc.description.abstract | A pandemia da Covid-19 paralisou as atividades presenciais de ensino-aprendizagem em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino no Brasil em 2020. Esta nota técnica busca informar, com dados e ressaltando todas as limitações inerentes a eles, um único aspecto do problema multifacetário que afeta as redes de ensino no curso da pandemia da Covid-19, aspecto esse delimitado em três questões: - Quantos estudantes do ensino regular, tanto entre quem está na fase de escolarização obrigatória (pré-escola ao ensino médio) quanto entre quem está no nível superior (graduação e pós-graduação stricto sensu), não têm acesso domiciliar à internet minimamente de qualidade para atividades remotas de ensino-aprendizagem enquanto o retorno às atividades presenciais não for possível ou for severamente limitado? - Em que medida a distribuição de celulares ou de tablets com chips 4G seria uma política efetiva e viável para contornar o problema do não-acesso às tecnologias necessárias às atividades remotas? - Que iniciativas complementares poderiam alcançar quem não conseguiria acesso a atividades remotas de ensino aprendizagem mesmo após a distribuição de celulares ou de tablets com chips 4G? | pt_BR |
dc.description.other | 16 p. : il | pt_BR |
dc.description.other | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10228 | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de udo da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO : os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual. | pt_BR |
dc.rights.type | Licença Padrão Ipea | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acesso domiciliar à internet | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.vcipea | Ensino Assistido por Computadores | pt_BR |
dc.subject.vcipea | Acesso à Educação | pt_BR |
dc.subject.vcipea | Ensino a Distância | pt_BR |
dc.subject.vcipea | Internet | pt_BR |
dc.subject.vcipea | Qualidade da Educação | pt_BR |
dc.title | Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia | pt_BR |
dc.title.alternative | Nota Técnica n. 88 (Disoc) : Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia | pt_BR |
dc.type | Working paper | pt_BR |
dspace.entity.type | Publication | |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
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