Publicação:
Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia

dc.contributor.authorNascimento, Paulo A. Meyer M.
dc.contributor.authorRamos, Daniela Lima
dc.contributor.authorMelo, Adriana Almeida Sales de
dc.contributor.authorCastioni, Remi
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2020pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-04T14:40:43Z
dc.date.available2020-09-04T14:40:43Z
dc.date.issued2020-08
dc.date.portal2020-08
dc.description.abstractA pandemia da Covid-19 paralisou as atividades presenciais de ensino-aprendizagem em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino no Brasil em 2020. Esta nota técnica busca informar, com dados e ressaltando todas as limitações inerentes a eles, um único aspecto do problema multifacetário que afeta as redes de ensino no curso da pandemia da Covid-19, aspecto esse delimitado em três questões: - Quantos estudantes do ensino regular, tanto entre quem está na fase de escolarização obrigatória (pré-escola ao ensino médio) quanto entre quem está no nível superior (graduação e pós-graduação stricto sensu), não têm acesso domiciliar à internet minimamente de qualidade para atividades remotas de ensino-aprendizagem enquanto o retorno às atividades presenciais não for possível ou for severamente limitado? - Em que medida a distribuição de celulares ou de tablets com chips 4G seria uma política efetiva e viável para contornar o problema do não-acesso às tecnologias necessárias às atividades remotas? - Que iniciativas complementares poderiam alcançar quem não conseguiria acesso a atividades remotas de ensino aprendizagem mesmo após a distribuição de celulares ou de tablets com chips 4G?pt_BR
dc.description.other16 p. : ilpt_BR
dc.description.otherPossui referências bibliográficaspt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10228
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de udo da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO : os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.pt_BR
dc.rights.typeLicença Padrão Ipeapt_BR
dc.subject.keywordAcesso domiciliar à internetpt_BR
dc.subject.keywordEnsino remotopt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.vcipeaEnsino Assistido por Computadorespt_BR
dc.subject.vcipeaAcesso à Educaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaEnsino a Distânciapt_BR
dc.subject.vcipeaInternetpt_BR
dc.subject.vcipeaQualidade da Educaçãopt_BR
dc.titleAcesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemiapt_BR
dc.title.alternativeNota Técnica n. 88 (Disoc) : Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemiapt_BR
dc.typeWorking paperpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationEducaçãopt_BR

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