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Classe de origem e resultados educacionais : uma análise considerando o caráter posicional da escolaridade

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Resumo

O principal objetivo deste capítulo é examinar se houve redução das disparidades nos resultados educacionais ao considerar medidas de escolaridade que levem em conta a posição educacional relativa. Para isso, criamos três medidas de educação relativa, que serão usadas como variáveis dependentes em modelos estatísticos para avaliar os efeitos da classe de origem sobre a escolaridade alcançada em três grupos de indivíduos. Os resultados serão comparados com os de modelos que utilizam medidas tradicionais de escolaridade absoluta. O capítulo está organizado em seis seções, começando com esta introdução. Na segunda seção, fazemos uma breve revisão do debate sobre DRE. Na terceira seção, argumentamos a favor da relevância e adequação de considerar a educação como um bem posicional, mensurando-a de forma relativa, com base na literatura sobre o assunto. Na quarta seção, discutimos a fonte de dados, a estratégia metodológica e as técnicas aplicadas, além de formalizar nossas hipóteses. Os resultados obtidos e sua descrição são apresentados na quinta seção. Por fim, na sexta seção, discutimos os resultados alcançados e suas implicações para o debate sobre o tema no Brasil.

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SALATA, André Ricardo. Classe de origem e resultados educacionais: uma análise considerando o caráter posicional da escolaridade. In: POMPEU, João Cláudio Basso; VIANA, André Rego; MAGALHÃES, Luís Carlos Garcia de; GONÇALVES, Ana Paula Vasconcelos (Org.). Dinâmica econômica, mudanças sociais e novas pautas de políticas públicas. Brasília, DF: Ipea, 2023. p. 159-201. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/978-65-5635-064-6/capitulo6

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Dinâmica econômica, mudanças sociais e novas pautas de políticas públicas
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2023-12) Pompeu, João Cláudio Basso ; Viana, André Rego ; Magalhães, Luis Carlos Garcia de ; Gonçalves, Ana Paula Vasconcelos
Para entender as mudanças sociais ocorridas nos últimos anos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) criou o projeto Dinâmica Econômica, Mudanças Sociais e Novas Pautas de Políticas Públicas. O objetivo deste projeto é propor tipologias de estruturas de classe no Brasil que possam ser úteis para a elaboração de políticas públicas, em um contexto de mudança da estrutura produtiva da economia brasileira e da estrutura ocupacional, marcada pela redução relativa da ocupação industrial e do crescimento dos serviços. A hipótese que dirige a proposta de pesquisa é que essa nova reconfiguração produtiva tem implicações para a estratificação social brasileira, com o surgimento de novas demandas de políticas sociais, em razão do surgimento de novos grupos ocupacionais ou da ampliação/redução de grupos sociais que já existem. Ou seja, a dinâmica econômica do início do século XXI está reconfigurando a estrutura social brasileira. Nesse sentido, a aplicação da metodologia do mapeamento da estrutura de classes permite identificar essa reconfiguração da estrutura social brasileira, detectar o surgimento de demandas de políticas públicas ou possibilitar a adaptação de outras.

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