Publicação: Classe de origem e resultados educacionais : uma análise considerando o caráter posicional da escolaridade
dc.contributor.author | Salata, André Ricardo | |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-24T15:00:53Z | |
dc.date.available | 2024-04-24T15:00:53Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.date.portal | 2023 | |
dc.description.abstract | O principal objetivo deste capítulo é examinar se houve redução das disparidades nos resultados educacionais ao considerar medidas de escolaridade que levem em conta a posição educacional relativa. Para isso, criamos três medidas de educação relativa, que serão usadas como variáveis dependentes em modelos estatísticos para avaliar os efeitos da classe de origem sobre a escolaridade alcançada em três grupos de indivíduos. Os resultados serão comparados com os de modelos que utilizam medidas tradicionais de escolaridade absoluta. O capítulo está organizado em seis seções, começando com esta introdução. Na segunda seção, fazemos uma breve revisão do debate sobre DRE. Na terceira seção, argumentamos a favor da relevância e adequação de considerar a educação como um bem posicional, mensurando-a de forma relativa, com base na literatura sobre o assunto. Na quarta seção, discutimos a fonte de dados, a estratégia metodológica e as técnicas aplicadas, além de formalizar nossas hipóteses. Os resultados obtidos e sua descrição são apresentados na quinta seção. Por fim, na sexta seção, discutimos os resultados alcançados e suas implicações para o debate sobre o tema no Brasil. | pt_BR |
dc.description.other | p. 159-201 : il. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SALATA, André Ricardo. Classe de origem e resultados educacionais: uma análise considerando o caráter posicional da escolaridade. In: POMPEU, João Cláudio Basso; VIANA, André Rego; MAGALHÃES, Luís Carlos Garcia de; GONÇALVES, Ana Paula Vasconcelos (Org.). Dinâmica econômica, mudanças sociais e novas pautas de políticas públicas. Brasília, DF: Ipea, 2023. p. 159-201. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/978-65-5635-064-6/capitulo6 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13627 | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12568 | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas | pt_BR |
dc.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
dc.subject.keyword | Disparidades educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Medidas de escolaridade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação como bem posicional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelos estatísticos | pt_BR |
dc.title | Classe de origem e resultados educacionais : uma análise considerando o caráter posicional da escolaridade | pt_BR |
dc.type | Book part | pt_BR |
dspace.entity.type | Publication | |
ipea.classification | Desenvolvimento Social | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- Dinamica_economica_Cap06.pdf
- Tamanho:
- 1.55 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição: