Publicação:
Classe de origem e resultados educacionais : uma análise considerando o caráter posicional da escolaridade

dc.contributor.authorSalata, André Ricardo
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2024-04-24T15:00:53Z
dc.date.available2024-04-24T15:00:53Z
dc.date.issued2023
dc.date.portal2023
dc.description.abstractO principal objetivo deste capítulo é examinar se houve redução das disparidades nos resultados educacionais ao considerar medidas de escolaridade que levem em conta a posição educacional relativa. Para isso, criamos três medidas de educação relativa, que serão usadas como variáveis dependentes em modelos estatísticos para avaliar os efeitos da classe de origem sobre a escolaridade alcançada em três grupos de indivíduos. Os resultados serão comparados com os de modelos que utilizam medidas tradicionais de escolaridade absoluta. O capítulo está organizado em seis seções, começando com esta introdução. Na segunda seção, fazemos uma breve revisão do debate sobre DRE. Na terceira seção, argumentamos a favor da relevância e adequação de considerar a educação como um bem posicional, mensurando-a de forma relativa, com base na literatura sobre o assunto. Na quarta seção, discutimos a fonte de dados, a estratégia metodológica e as técnicas aplicadas, além de formalizar nossas hipóteses. Os resultados obtidos e sua descrição são apresentados na quinta seção. Por fim, na sexta seção, discutimos os resultados alcançados e suas implicações para o debate sobre o tema no Brasil.pt_BR
dc.description.otherp. 159-201 : il.pt_BR
dc.identifier.citationSALATA, André Ricardo. Classe de origem e resultados educacionais: uma análise considerando o caráter posicional da escolaridade. In: POMPEU, João Cláudio Basso; VIANA, André Rego; MAGALHÃES, Luís Carlos Garcia de; GONÇALVES, Ana Paula Vasconcelos (Org.). Dinâmica econômica, mudanças sociais e novas pautas de políticas públicas. Brasília, DF: Ipea, 2023. p. 159-201. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/978-65-5635-064-6/capitulo6pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13627
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12568pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidaspt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.subject.keywordDisparidades educacionaispt_BR
dc.subject.keywordMedidas de escolaridadept_BR
dc.subject.keywordEducação como bem posicionalpt_BR
dc.subject.keywordModelos estatísticospt_BR
dc.titleClasse de origem e resultados educacionais : uma análise considerando o caráter posicional da escolaridadept_BR
dc.typeBook partpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR

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