Publicação: Aglomeração econômica e migração: uma análise para o caso brasileiro
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 1913: Aglomeração econômica e migração: uma análise para o caso brasileiro, Economic agglomeration and migration: an analysis for the Brazilian case
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
A migração interestadual no Brasil representa aproximadamente 40% do total da migração interna no país. O objetivo deste trabalho é estimar as causas econômicas para os fluxos migratórios interestaduais. Fundamentado no trabalho de Crozet, pode-se analisar a interação entre rendimentos crescente de escala e custos de transporte sobre a dinâmica regional brasileira e os fluxos migratórios. Neste estudo são estimados os parâmetros estruturais para a economia brasileira, entre os quais o poder de mercado das firmas inseridas no setor moderno da economia. A partir deles, é possível avaliar a dinâmica econômica em termos regionais. Rejeita-se a hipótese de existência de solução do tipo buraco negro e obtêm-se, ainda, os valores do raio de estabilidade das aglomerações econômicas no país, que é de, aproximadamente, 320 km em torno do estado de São Paulo. Este resultado corrobora o conceito proposto por Diniz (1995), conhecido como polígono da “desconcentração concentrada”. O salário esperado e a distância também são fatores relevantes na determinação do fluxo de migrantes. A elasticidade do salário esperado varia de 0,17 a 0,08, em função da especificação do modelo econométrico. Isto significa que a cada 10% de variação no salário da região corresponde um impacto positivo entre 0,8% e 1,7% na taxa de migração.
Resumo traduzido
Interstate migration in Brazil represents almost 40% of total internal migration. This paper investigates the economic causes of interstate migration flow. We apply Crozet´s model the interaction of increasing returns and transportation cost on the regional dynamics and migration flow in Brazil. We estimate structural parameters to the Brazilian economy, among other the mark-up and the market power in the modern sector. Using those parameters, the hypothesis of black hole solution is rejected to the Brazilian economy, furthermore the basin of attraction of the main agglomeration has a radius close to 320 km, and this result corroborates Diniz (1995)´s previous analyses of “de-concentration concentrated” in Southeast/South polygon. Expected wage and distance are also relevant for the interstate migration in Brazil, the elasticity of expected wage is significant and varies according to the specification from 0.08 to 0.17 in line with the international literature.
