Publicação: Efetivação do direito à educação : inclusão e melhoria da qualidade
| dc.contributor.author | Corbucci, Paulo Roberto | |
| dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
| dc.coverage.temporal | 2001-2007 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2015-04-08T19:11:36Z | |
| dc.date.available | 2015-04-08T19:11:36Z | |
| dc.date.issued | 2009 | |
| dc.date.portal | 2009 | |
| dc.description.abstract | Este capítulo põe em foco três temas que guardam estreita vinculação com a efetivação do direito à educação no Brasil. O primeiro corresponde ao desafio de, senão erradicar, ao menos reduzir substancialmente o analfabetismo entre jovens e adultos. Nesse sentido, buscou-se identificar, na seção 2.1, os principais limitantes e pontos críticos que têm comprometido a concretização deste intento. O segundo tema também revela problemática quase tão antiga quanto a primeira, com efeitos deletérios sobre o nível e a qualidade de formação educacional da população brasileira. Trata-se dos baixos índices de desempenho e rendimento dos estudantes das redes públicas de educação básica, os quais passaram a ser monitorados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), instituído pelo Ministério da Educação (MEC), em 2007. Desse modo, na seção 2.2, analisou-se a evolução deste indicador nos anos de 2005-2007, segundo as redes de ensino e as grandes regiões brasileiras. O terceiro tema, na seção 2.3, trata do acesso à educação superior no período 2001-2007, no intuito de identificar possíveis impactos decorrentes da implantação do Programa Universidade para Todos (ProUni), no que concerne à ampliação do acesso das populações negra e de baixa renda. Por fim, discorre-se sobre avanços identificados no período sob análise e desafios que se colocam para a sociedade brasileira, cuja superação se faz necessária para fazer valer o princípio da educação como direito de todos. | pt_BR |
| dc.description.other | p. 617-637 | pt_BR |
| dc.description.other | Capítulo publicado em: Brasil em desenvolvimento 2009 : Estado, planejamento e políticas públicas. Brasília: Ipea, 2009. (Volume 3) | pt_BR |
| dc.description.other | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3726 | |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.location.country | BR | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
| dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3078 | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
| dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas. | pt_BR |
| dc.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Direito à educação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Qualidade da educação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Formação educacional | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Programa Universidade para Todos (ProUni) | pt_BR |
| dc.title | Efetivação do direito à educação : inclusão e melhoria da qualidade | pt_BR |
| dc.title.alternative | Realization of the right to education : inclusion and quality improvement | pt_BR |
| dc.type | Book part | pt_BR |
| dspace.entity.type | Publication | |
| ipea.classification | Educação | pt_BR |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- Livro_Brasil_em_desenvolvimento_2009_v_3.pdf
- Tamanho:
- 3.17 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
