Publicação: Determinants of academic performance in Brazilian public higher education : a multilevel analysis
dc.contributor.author | Santos, Priscila Soares dos | |
dc.contributor.author | Oliveira, Sibele Vasconcelos de | |
dc.contributor.author | Becker, Kalinca Leia | |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-11T19:35:59Z | |
dc.date.available | 2025-03-11T19:35:59Z | |
dc.date.issued | 2023-12 | |
dc.date.portal | 2023-12 | |
dc.description.abstract | O objetivo do estudo é analisar se existe um efeito multinível sobre o desempenho dos estudantes das instituições de ensino superior públicas do Brasil. Para isso, foram utilizados os microdados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e do Censo da Educação Superior de 2016 a 2018 e estimado um modelo hierárquico de três níveis: alunos, cursos e instituições de ensino superior. Foram utilizadas na análise, características sociais e econômicas dos alunos e especificidades dos cursos de graduação e das instituições de ensino. Foi observado que questões como o sexo, a idade, a escolaridade dos pais e as condições socioeconômicas dos alunos influenciam no desempenho no exame. Observou-se que o turno dos cursos, a área de concentração e a região em que se localizam também podem afetar o desempenho discente. Além disso, cursos localizados nas capitais brasileiras possuem um maior desempenho discente. | pt_BR |
dc.description.abstractalternative | This paper aims to analyze whether there is a multilevel effect on students’ performance at public higher education institutions in Brazil. For this, National Student Performance Examination (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade) microdata and the Higher Education Census (Censo da Educação Superior) from 2016 to 2018 were used, and a two-level hierarchical model was estimated: students and courses. Students’ social and economic characteristics and specificities of undergraduate courses were used in the analysis. It was observed that issues such as sex, age, parents’ education, and students’ socioeconomic conditions influence the performance of the exam. About the courses, it was observed that the course shift, the concentration area, and the region where they are located could also affect student performance. Courses located in Brazilian capitals have a higher student performance. | pt_BR |
dc.description.other | Artigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 68, ago./dez. 2023. | pt_BR |
dc.description.other | p. 189-212. | pt_BR |
dc.description.other | Resumos em português, inglês e espanhol. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SANTOS, Priscila Soares dos; OLIVEIRA, Sibele Vasconcelos de; BECKER, Kalinca Leia. Determinants of academic performance in brazilian public higher education: a multilevel analysis. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 68, p. 189-212, 38, ago./dez. 2023. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/ppp68art7 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16901 | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16872 | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
dc.source.urlsource | https://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelos hierárquicos | pt_BR |
dc.subject.vcipea | Indicadores de Desempenho | pt_BR |
dc.subject.vcipea | Ensino Superior | pt_BR |
dc.title | Determinants of academic performance in Brazilian public higher education : a multilevel analysis | pt_BR |
dc.title.alternative | Determinantes do desempenho acadêmico no ensino superior público brasileiro : uma análise multinível | pt_BR |
dc.title.alternative | Determinantes del desempeño académico en la educación superior pública brasileña : un análisis multinivel | pt_BR |
dc.type | Journal article | pt_BR |
dspace.entity.type | Publication | |
ipea.classification | Economia. Desenvolvimento Econômico | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
relation.isJournalIssueOfPublication | cf9e202c-b410-43d0-b98f-b9e6977e8f50 | |
relation.isJournalIssueOfPublication.latestForDiscovery | cf9e202c-b410-43d0-b98f-b9e6977e8f50 |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ppp_n68_Artigos_7_Determinants.pdf
- Tamanho:
- 318.41 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição: