Publicação: Determinants of academic performance in Brazilian public higher education : a multilevel analysis
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
item.page.series.date
item.page.events.date
item.page.organization.date
item.page.date.submitted
item.page.project.date
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
item.page.type.events
Tipo
item.page.degree.level
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
Determinantes do desempenho acadêmico no ensino superior público brasileiro : uma análise multinível, Determinantes del desempeño académico en la educación superior pública brasileña : un análisis multinivel
item.page.organization.alternative
item.page.name.variant
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
Coordenador(a)
Coordenador(a)
Resumo
O objetivo do estudo é analisar se existe um efeito multinível sobre o desempenho dos estudantes das instituições de ensino superior públicas do Brasil. Para isso, foram utilizados os microdados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e do Censo da Educação Superior de 2016 a 2018 e estimado um modelo hierárquico de três níveis: alunos, cursos e instituições de ensino superior. Foram utilizadas na análise, características sociais e econômicas dos alunos e especificidades dos cursos de graduação e das instituições de ensino. Foi observado que questões como o sexo, a idade, a escolaridade dos pais e as condições socioeconômicas dos alunos influenciam no desempenho no exame. Observou-se que o turno dos cursos, a área de concentração e a região em que se localizam também podem afetar o desempenho discente. Além disso, cursos localizados nas capitais brasileiras possuem um maior desempenho discente.
Resumo traduzido
This paper aims to analyze whether there is a multilevel effect on students’ performance at public higher education institutions in Brazil. For this, National Student Performance Examination (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade) microdata and the Higher Education Census (Censo da Educação Superior) from 2016 to 2018 were used, and a two-level hierarchical model was estimated: students and courses. Students’ social and economic characteristics and specificities of undergraduate courses were used in the analysis. It was observed that issues such as sex, age, parents’ education, and students’ socioeconomic conditions influence the performance of the exam. About the courses, it was observed that the course shift, the concentration area, and the region where they are located could also affect student performance. Courses located in Brazilian capitals have a higher student performance.
Notas
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Scopus ID
project.page.project.description
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
SANTOS, Priscila Soares dos; OLIVEIRA, Sibele Vasconcelos de; BECKER, Kalinca Leia. Determinants of academic performance in brazilian public higher education: a multilevel analysis. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 68, p. 189-212, 38, ago./dez. 2023. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/ppp68art7
Aviso
Notas
item.page.description.series
Versão preliminar
item.page.relation.isreplacedby
Faz parte da série
Publicações relacionadas / semelhantes
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16872