Publicação:
Determinants of academic performance in Brazilian public higher education : a multilevel analysis

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

item.page.date.journal

item.page.series.date

item.page.events.date

item.page.organization.date

item.page.date.submitted

item.page.project.date

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

item.page.type.events

item.page.degree.level

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

Determinantes do desempenho acadêmico no ensino superior público brasileiro : uma análise multinível, Determinantes del desempeño académico en la educación superior pública brasileña : un análisis multinivel

item.page.organization.alternative

item.page.name.variant

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

Coordenador(a)

Coordenador(a)

Resumo

O objetivo do estudo é analisar se existe um efeito multinível sobre o desempenho dos estudantes das instituições de ensino superior públicas do Brasil. Para isso, foram utilizados os microdados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e do Censo da Educação Superior de 2016 a 2018 e estimado um modelo hierárquico de três níveis: alunos, cursos e instituições de ensino superior. Foram utilizadas na análise, características sociais e econômicas dos alunos e especificidades dos cursos de graduação e das instituições de ensino. Foi observado que questões como o sexo, a idade, a escolaridade dos pais e as condições socioeconômicas dos alunos influenciam no desempenho no exame. Observou-se que o turno dos cursos, a área de concentração e a região em que se localizam também podem afetar o desempenho discente. Além disso, cursos localizados nas capitais brasileiras possuem um maior desempenho discente.

Resumo traduzido

This paper aims to analyze whether there is a multilevel effect on students’ performance at public higher education institutions in Brazil. For this, National Student Performance Examination (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade) microdata and the Higher Education Census (Censo da Educação Superior) from 2016 to 2018 were used, and a two-level hierarchical model was estimated: students and courses. Students’ social and economic characteristics and specificities of undergraduate courses were used in the analysis. It was observed that issues such as sex, age, parents’ education, and students’ socioeconomic conditions influence the performance of the exam. About the courses, it was observed that the course shift, the concentration area, and the region where they are located could also affect student performance. Courses located in Brazilian capitals have a higher student performance.

Notas

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Scopus ID

project.page.project.description

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

SANTOS, Priscila Soares dos; OLIVEIRA, Sibele Vasconcelos de; BECKER, Kalinca Leia. Determinants of academic performance in brazilian public higher education: a multilevel analysis. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 68, p. 189-212, 38, ago./dez. 2023. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/ppp68art7

Aviso

Notas

item.page.description.series

Versão preliminar

item.page.relation.isreplacedby

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16872

Publicações relacionadas / semelhantes

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais