Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16901
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n68_Artigos_7_Determinants.pdf318.41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Determinants of academic performance in Brazilian public higher education : a multilevel analysis
Other Titles: Determinantes do desempenho acadêmico no ensino superior público brasileiro : uma análise multinível
Determinantes del desempeño académico en la educación superior pública brasileña : un análisis multinivel
Authors: Santos, Priscila Soares dos
Oliveira, Sibele Vasconcelos de
Becker, Kalinca Leia
Abstract: O objetivo do estudo é analisar se existe um efeito multinível sobre o desempenho dos estudantes das instituições de ensino superior públicas do Brasil. Para isso, foram utilizados os microdados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e do Censo da Educação Superior de 2016 a 2018 e estimado um modelo hierárquico de três níveis: alunos, cursos e instituições de ensino superior. Foram utilizadas na análise, características sociais e econômicas dos alunos e especificidades dos cursos de graduação e das instituições de ensino. Foi observado que questões como o sexo, a idade, a escolaridade dos pais e as condições socioeconômicas dos alunos influenciam no desempenho no exame. Observou-se que o turno dos cursos, a área de concentração e a região em que se localizam também podem afetar o desempenho discente. Além disso, cursos localizados nas capitais brasileiras possuem um maior desempenho discente.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16872
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos
Educação: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.