Publicação: As Negociações bilaterais para a implementação da hidrovia Uruguai - Brasil
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Bilateral negotiations for the implementation of the Uruguay - Brazil waterway, Negociaciones bilaterales para la implementación de la hidrovía Uruguay-Brasil
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Resumo
O objetivo geral deste trabalho é contextualizar os desafios para a implementação do projeto de infraestrutura de navegação fluvial entre Uruguai e Brasil, através da bacia hidrográfica binacional Mirim-São Gonçalo. As tratativas bilaterais relacionadas à referida bacia remontam à década de 1960, uma vez que a natureza transfronteiriça do território e seus recursos pressupõe ações coordenadas para a promoção de diferentes iniciativas. O Acordo entre o Brasil e o Uruguai sobre o Transporte Fluvial e Lacustre na Hidrovia Uruguai-Brasil foi firmado apenas em 2010, estabelecendo uma Secretaria Técnica (ST) composta por órgãos técnicos de esfera doméstica de ambos os países, com vistas a viabilizar o seu funcionamento. É no domínio da ST que órgãos domésticos das partes promovem negociações para alcançar convergências quanto aos aspectos técnico-operacionais para a implementação da hidrovia, que depois de uma década e com a realização de mais de quinze reuniões ainda não foi concretizada. A partir da abordagem qualitativa, baseada em fontes primárias e secundárias, com finalidade analítico-descritiva, parte-se do pressuposto do modelo dos jogos de dois níveis. No âmbito internacional, as contrapartes estrangeiras buscam acordos que dependem de processos decisórios no âmbito doméstico para endossar ou implementar o acordo estabelecido. Os resultados da pesquisa sugerem que, mesmo com objetivos afinados na esfera internacional, a complexidade para a implementação do projeto depende de alinhamentos sobre os fluxos de trabalhos, prazos e custos entre as burocracias estatais na esfera doméstica.
Resumo traduzido
The objective of this paper is to contextualize the challenges of implementing the river navigation infrastructure project between Uruguay and Brazil, through the binational Mirim-São Gonçalo River Basin. Bilateral negotiations related to the sharing of the waters of this basin date back to the 1960s, since the transboundary nature of the territory and its resources presupposes coordinated actions to promote different development initiatives. The Agreement between Brazil and Uruguay on River and Lake Transportation on the Uruguay-Brazil Waterway was only signed in 2010, establishing a Technical Secretariat made up of domestic technical bodies from both countries, with a view to making it work. It is within the framework of the Technical Secretariat that the parties’ domestic technical bodies negotiate to reach convergence on the technical and operational aspects of implementing the waterway, which after a decade and more than fifteen meetings has still not been achieved. The qualitative approach, based on primary and secondary sources, with an analytical-descriptive purpose, assumes a two-level game model. At the international level, foreign counterparts seek agreements that depend on decision-making processes at the domestic level to endorse or implement the established agreement. The results of the research suggest that even with aligned objectives at the international level, the complexity of implementing the project depends on aligning the workflows, deadlines and costs of state bureaucracies at the domestic level.
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SCHIMANSKI, Silvana; CARVALHO, Bruno Hammes de. As Negociações bilaterais para a implementação da hidrovia Uruguai - Brasil. Revista Tempo do Mundo, Brasília, n. 35, p. 147-171, ago. 2024. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/rtm35art6
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