Publicação:
Diplomados, mas desinteressados pelo mercado de trabalho ou desempregados : a geração 3D

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Cobertura temporal

1995-2015

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Esta pesquisa documenta a incidência de brasileiros jovens diplomados – indivíduos de 22 a 29 anos com educação superior –, mas desinteressados em participar do mercado de trabalho ou desocupados, definidos neste estudo como geração 3D. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), entre 1995 e 2015 o percentual de pessoas enquadradas no conceito geração 3D aumentou de 10,1% para 16,5%. Quando desmembrados para subgrupos demográficos específicos, verifica-se uma maior incidência entre: pretos e pardos; mulheres; e pessoas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. A investigação empírica das principais características demográficas, econômicas e sociais, baseada em dados da PNAD 2015, revela que as chances de os jovens pertencerem à geração 3D estão associadas positivamente com morar com os pais, com possuir renda que não derive do trabalho, com a escolaridade do chefe do domicílio e com as horas dedicadas aos afazeres domésticos. Diplomados mais jovens tendem a ter maior dificuldade de conseguirem um emprego.

Resumo traduzido

This research reports the incidence of Brazilian young college graduates – individuals between 22 and 29 years old with college degree – but uninvolved in the labor market or unemployed, defined in this study as 3D generation. According to data from Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), between 1995 and 2015, the percentage of people included in the 3D generation increased from 10.1% to 16.5%. Considering specific demographic subgroups, there is a higher incidence between blacks and browns, women and people in the North and Northeast regions. The empirical investigation of the main demographic, economic and social characteristics shows that the chances of young people belonging to the 3D generation are positively associated with living with the parents, having income that does not derive from work, the schooling of the head of the household and the hours spent on housework. The findings also reveal that younger college graduates tend to have greater difficulty to find a job.

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Publicações

Faz parte da série

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais