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Infraestrutura de transportes e o papel brasileiro na Amazônia Sul-Americana, uma concertação necessária : governar, integrar, preservar

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Transport infrastructure and the brazilian paper in the South American Amazon, a necessary concert : govern, integrate, preserve, Infraestructura de transporte y el papelero brasileño en la Amazonia Suramericana, un concierto necessário : gobernar, integrar, preservar

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Resumo

Tendo como recorte espacial a Amazônia sul-americana, este trabalho objetiva discuti-la como um espaço físico, ambiental e socioeconômico de relevância à rearticulação regional, destacando a questão da infraestrutura dos transportes e a importância do Brasil para impulsionar esse processo na contemporaneidade. Com o fim da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) em 2019, vários de seus conselhos foram paralisados e descontinuados, como o Conselho de Infraestrutura e Planejamento (Cosiplan), refletindo no abandono de esforços construídos desde o início do século XXI. Ademais, tensionaram-se relações entre preferências nacionais e a indispensável busca por desenvolvimento, e mecanismos de cooperação e integração regional, instrumentos fundamentais para atender a tais demandas. Por sua vez, um cenário de instituições desacreditadas abriu espaço para maior atuação de múltiplos atores públicos e privados, internos e crescentemente internacionais e multinacionais, que, de maneira desconexa dos arranjos regionais, direcionam obras de infraestrutura focando em seus próprios interesses, ampliando também a vulnerabilidade socioambiental dos/nos territórios amazônicos. Defende-se que é necessário integrar para preservar e desenvolver. A governança e a institucionalidade regionais representam pilares centrais para a retomada de um processo integracionista sul-americano mais resiliente, que vise à proteção e ao desenvolvimento amazônico, no qual o Brasil tem um relevante papel impulsionador a ser exercido e uma liderança diretiva a retomar.

Resumo traduzido

Having the South American Amazon as our spatial cut, this paper aims to discuss it as a space of physical, environmental and socioeconomic relevance to regional rearticulation, highlighting the issue of transport infrastructure and the importance of Brazil to boost this process in contemporary times. With the end of the Union of South American Nations (Unasur) in 2019, several of its councils were paralyzed and discontinued, such as the Infrastructure and Planning Council (Cosiplan), reflecting the abandonment of efforts built since the beginning of the 21st century. n addition, relations between national preferences and the indispensable search for development, and mechanisms of cooperation and regional integration, which are fundamental instruments to meet such demands, were stressed. In turn, a scenario of discredited institutions made room for greater action by multiple public and private, internal and increasingly international and multinational actors who, in a way disconnected from regional arrangements, directed infrastructure investments focusing on their own interests, resulting in expiation of the the socio-environmental vulnerability in the Amazonian territories. We argue that it is necessary to integrate to preserve and develop. Regional governance and institutionality are central pillars for the resumption of a more resilient South American integration process, aimed at protecting and developing the Amazon, in which Brazil has an important driving role to be exercised and a directive leadership to retrieve.

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VIRGA, Thais; NEVES, Bárbara Carvalh. Infraestrutura de transportes e o papel brasileiro na Amazônia Sul-Americana, uma concertação necessária: governar, integrar, preservar. Revista Tempo do Mundo, Brasília, n. 30, p. 163-200, dez. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/rtm30art6

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