Publicação:
É possível promover a inovação por meio do pregão ?

dc.contributor.authorRomitelli, Gabriel
dc.contributor.authorFassio, Rafael Carvalho de
dc.date.accessioned2024-03-20T12:10:41Z
dc.date.available2024-03-20T12:10:41Z
dc.date.issued2022
dc.date.portal2022
dc.description.abstractEste capítulo aborda a questão "É possível promover a inovação por meio do pregão?", buscando analisar se essa modalidade é capaz de adquirir e promover inovação, além de identificar suas limitações, condições e boas práticas associadas a essa finalidade. Inicialmente, é ressaltado que o pregão não foi concebido com esse propósito específico. No entanto, dada a capacidade do Estado de influenciar a demanda por inovação no mercado através do poder de compra, é importante compreender como essa modalidade licitatória, amplamente utilizada no país, pode contribuir, ainda que de forma limitada, para esse fim. Para isso, o capítulo está dividido em três seções distintas. A primeira seção contextualiza o pregão, desde sua origem até sua predominância no cenário das compras públicas brasileiras, delineando as características dessa modalidade e seu papel restrito no estímulo à inovação. A segunda seção busca responder à pergunta central do capítulo, examinando o conceito e as características das compras públicas para inovação (conhecidas como Public Procurement of Innovation - PPI, na sigla em inglês) e comparando o pregão com outras modalidades licitatórias estabelecidas na legislação brasileira. Por fim, a terceira seção destaca as limitações do pregão para as PPIs, além de sugerir boas práticas que podem ser adotadas pela administração pública para tornar o pregão uma modalidade que efetivamente promova a inovação.pt_BR
dc.description.otherp. 123-163 : il.pt_BR
dc.identifier.citationROMITELLI, Gabriel; FASSIO, Rafael Carvalho de. É possível promover a inovação por meio do pregão?. In: RAUEN, André Tortato (Org.). Compras públicas para inovação no Brasil: novas possibilidades legais. Brasília, DF: Ipea, 2022. p. 123-163. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/978-65-5635-046-2/capitulo4pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13295
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11623pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.subject.keywordLicitaçãopt_BR
dc.subject.keywordPregãopt_BR
dc.subject.vcipeaLicitaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaLeilõespt_BR
dc.subject.vcipeaAdministração Públicapt_BR
dc.subject.vcipeaCompras do Governopt_BR
dc.subject.vcipeaInovaçõespt_BR
dc.titleÉ possível promover a inovação por meio do pregão ?pt_BR
dc.typeBook partpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationDireito. Legislaçãopt_BR

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