Publicação: Os Jovens adultos de 18 a 25 anos: retrato de uma dívida da política educacional
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 954: Os Jovens adultos de 18 a 25 anos: retrato de uma dívida da política educacional, Young adults from 18 to 25 years of age: portrait of a educational policy debt
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este texto analisa a situação educacional de jovens adultos de 18 a 25 anos. A sua inserção no mercado de trabalho, segundo nível educacional, forma o pano de fundo contra o qual essa situação é analisada. O texto mostra que houve uma forte deterioração no mercado de trabalho para jovens sem níveis educacionais adequados, e mostra também que o sistema educacional tem sido incapaz de dotar os jovens desses níveis educacionais. Apesar da melhoria no acesso à educação fundamental, a repetência ainda produz, a cada ano, muitos jovens sem educação fundamental completa. Além disso, existe ainda uma coorte de jovens que hoje se inserem mal no mercado de trabalho, cujos níveis educacionais são ainda mais baixos devido ao fato de terem sido formados antes da melhoria no acesso ao ensino fundamental. Dos jovens de 18 a 25 anos, apenas 22% terminaram o segundo grau, e 46% evadiram da escola sem esse nível de educação completo e 32% ainda se encontram na escola, 21% no segundo grau e 11% ainda no primeiro grau com defasagem idade-série indo de quatro a sete anos. O texto também analisa a escola frequentada por esses jovens e mostra que a maior parte se encontra no ensino regular, que não lhes é adequado. A oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é claramente inferior ao necessário. Finalmente, concluímos com algumas experiências de sucesso e as características que uma política de EJA deveria ter.
Resumo traduzido
This text analyzes the educational situation of young adults from 18 to 25 years of age. Their insertion in the labor market provides the background for the rest of the analysis and we can clearly see a deterioration of the labor market for young adults with inadequate schooling levels. The educational system has systematically been unable to provide successive cohorts with these schooling levels. In spite of improvements in access to primary education, grade repetition still produces every year young adults with incomplete education. In addition, there is an age cohort, that today struggles with a poor insertion into the labor market, whose educational levels are even lower due to the fact that they passed through the educational system before the near universalization of primary education. The result is that while only 22% of young adults from 18 to 25 have finished secondary education, 46% have quit school as high school dropouts. The remaining 32% are still in school, 21% in secondary schools and 11% are still enrolled in primary education. The text also analyses the school in which young adults are enrolled and shows that most are in regular classes that are not adequate for their education. Adult and youth education (EJA) is still clearly inferior to what is necessary. Finally, we conclude by mentioning some successful EJA experiences that illustrate the characteristics that an EJA policy should have.
