Publicação:
Divergências e convergências nos discursos discentes e docentes : particularidades do esporte escolar em uma região fronteiriça

dc.contributor.authorPacola, Gilson
dc.contributor.authorGolin, Carlo Henrique
dc.contributor.authorRizzo, Deyvid Tenner de Souza
dc.contributor.authorZaim-de-Melo, Rogério
dc.coverage.spatialBrasil - Mato Grosso do Sul - Corumbápt_BR
dc.date.accessioned2025-03-11T13:32:15Z
dc.date.available2025-03-11T13:32:15Z
dc.date.issued2024-08
dc.date.portal2024-08
dc.description.abstractEste artigo apresenta os principais pontos divergentes e convergentes nos discursos discentes e docentes sobre os projetos esportivos públicos desenvolvidos no contraturno escolar da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, município este que possui características peculiares devido à sua condição fronteiriça (Brasil-Bolívia). Para tal, o trabalho focou na dinâmica local de fronteira, em especial para diagnosticar três vertentes: i) a compreensão dos alunos que estudam no Brasil e moram na Bolívia, normalmente chamados de discentes em situação pendular, sobre o acesso ao esporte escolar oferecido gratuitamente; ii) o entendimento dos professores sobre a participação desse público específico (pendular) na política pública local de esporte escolar; e iii) a triangulação de ambas as visões (discente e docente) sobre a política pública local de esporte escolar. Assim, foram realizadas entrevistas com os dois grupos, dos quais participaram onze alunos (pendulares) e onze docentes de três escolas da Reme. Os resultados do estudo apontam barreiras de acesso aos alunos em situação pendular nos projetos públicos de esporte escolar, sobretudo em decorrência de: falta de transporte; precariedade e/ou inexistência de infraestrutura esportiva; falta de vivência prévia para acesso ao esporte escolar; e diferentes formas de percepção do esporte praticado no Brasil e na Bolívia. Por fim, observa-se que existe a necessidade de o poder público local implementar políticas públicas diferenciadas, especialmente para atender às inúmeras demandas e fluxos dos alunos pendulares devido à fronteira Brasil-Bolívia, bem como oportunizar aos docentes formações continuadas específicas para o acolhimento dos alunos fronteiriços.pt_BR
dc.description.abstractalternativeThis article presents the key points of divergence and convergence in the discussions between students and teachers regarding public sports projects, both of which are developed during the after-school hours in the Municipal Education Network of the city of Corumbá-Mato Grosso do Sul, a municipality with unique characteristics due to its border condition (Brazil-Bolivia). To achieve this, the study focused on the local border dynamics, specifically diagnosing three aspects: i) the understanding of students who study in Brazil and live in Bolivia, often referred to as “pendular students,” regarding access to free school sports; ii) the teachers’ perceptions of the participation of this specific group (pendular) in the local public sports policy; and iii) the triangulation of both perspectives (student and teacher) on local public sports policy. As a result, interviews were conducted with both groups, involving 11 students (pendular) and 11 teachers from three schools in the network. The findings indicate barriers to access for pendular students in public school sports projects, primarily due to: lack of transportation; poor and/or nonexistent sports infrastructure; lack of prior experience for accessing school sports; and different perceptions of sports practiced in Brazil and Bolivia. Finally, it is noted that there is a need for the local government to implement tailored public policies, especially to meet the numerous demands and flows of pendular students due to the Brazil-Bolivia border, as well as to provide teachers with ongoing training specific to welcoming border students.pt_BR
dc.description.otherp. 267-288.pt_BR
dc.description.otherArtigo publicado em: Tempo do Mundo: n. 35, ago. 2024.pt_BR
dc.description.otherResumos em português, inglês e espanhol.pt_BR
dc.identifier.citationPACOLA, Gilson et al. Divergências e convergências nos discursos discentes e docentes: particularidades do esporte escolar em uma região fronteiriça. Revista Tempo do Mundo, Brasília, n. 35, p. 267-288, ago. 2024. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/rtm35art11pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16889
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16791pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.source.urlsourcehttps://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtmpt_BR
dc.subject.keywordEsporte escolarpt_BR
dc.subject.keywordFronteirapt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordPendularidadept_BR
dc.subject.keywordCulturapt_BR
dc.subject.vcipeaIntegração Fronteiriçapt_BR
dc.subject.vcipeaEducação Físicapt_BR
dc.titleDivergências e convergências nos discursos discentes e docentes : particularidades do esporte escolar em uma região fronteiriçapt_BR
dc.title.alternativeDivergences and convergences in students’ and teachers’ discourse : particularities of school sports in a border regionpt_BR
dc.title.alternativeDivergencias y convergencias en los discursos de los estudiantes y los profesores : particularidades del deporte escolar en una región fronterizapt_BR
dc.typeJournal articlept_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationEducaçãopt_BR
ipea.classificationRelações Internacionaispt_BR

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Tempo_Mundo_35_Artigo_11_divergencias_convergencias.pdf
Tamanho:
160.2 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais