Publicação:
Divergências e convergências nos discursos discentes e docentes : particularidades do esporte escolar em uma região fronteiriça

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

item.page.date.journal

item.page.series.date

item.page.events.date

item.page.organization.date

item.page.date.submitted

item.page.project.date

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil - Mato Grosso do Sul - Corumbá

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

item.page.type.events

item.page.degree.level

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

Divergences and convergences in students’ and teachers’ discourse : particularities of school sports in a border region, Divergencias y convergencias en los discursos de los estudiantes y los profesores : particularidades del deporte escolar en una región fronteriza

item.page.organization.alternative

item.page.name.variant

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

Coordenador(a)

Coordenador(a)

Resumo

Este artigo apresenta os principais pontos divergentes e convergentes nos discursos discentes e docentes sobre os projetos esportivos públicos desenvolvidos no contraturno escolar da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, município este que possui características peculiares devido à sua condição fronteiriça (Brasil-Bolívia). Para tal, o trabalho focou na dinâmica local de fronteira, em especial para diagnosticar três vertentes: i) a compreensão dos alunos que estudam no Brasil e moram na Bolívia, normalmente chamados de discentes em situação pendular, sobre o acesso ao esporte escolar oferecido gratuitamente; ii) o entendimento dos professores sobre a participação desse público específico (pendular) na política pública local de esporte escolar; e iii) a triangulação de ambas as visões (discente e docente) sobre a política pública local de esporte escolar. Assim, foram realizadas entrevistas com os dois grupos, dos quais participaram onze alunos (pendulares) e onze docentes de três escolas da Reme. Os resultados do estudo apontam barreiras de acesso aos alunos em situação pendular nos projetos públicos de esporte escolar, sobretudo em decorrência de: falta de transporte; precariedade e/ou inexistência de infraestrutura esportiva; falta de vivência prévia para acesso ao esporte escolar; e diferentes formas de percepção do esporte praticado no Brasil e na Bolívia. Por fim, observa-se que existe a necessidade de o poder público local implementar políticas públicas diferenciadas, especialmente para atender às inúmeras demandas e fluxos dos alunos pendulares devido à fronteira Brasil-Bolívia, bem como oportunizar aos docentes formações continuadas específicas para o acolhimento dos alunos fronteiriços.

Resumo traduzido

This article presents the key points of divergence and convergence in the discussions between students and teachers regarding public sports projects, both of which are developed during the after-school hours in the Municipal Education Network of the city of Corumbá-Mato Grosso do Sul, a municipality with unique characteristics due to its border condition (Brazil-Bolivia). To achieve this, the study focused on the local border dynamics, specifically diagnosing three aspects: i) the understanding of students who study in Brazil and live in Bolivia, often referred to as “pendular students,” regarding access to free school sports; ii) the teachers’ perceptions of the participation of this specific group (pendular) in the local public sports policy; and iii) the triangulation of both perspectives (student and teacher) on local public sports policy. As a result, interviews were conducted with both groups, involving 11 students (pendular) and 11 teachers from three schools in the network. The findings indicate barriers to access for pendular students in public school sports projects, primarily due to: lack of transportation; poor and/or nonexistent sports infrastructure; lack of prior experience for accessing school sports; and different perceptions of sports practiced in Brazil and Bolivia. Finally, it is noted that there is a need for the local government to implement tailored public policies, especially to meet the numerous demands and flows of pendular students due to the Brazil-Bolivia border, as well as to provide teachers with ongoing training specific to welcoming border students.

Notas

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Scopus ID

project.page.project.description

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

PACOLA, Gilson et al. Divergências e convergências nos discursos discentes e docentes: particularidades do esporte escolar em uma região fronteiriça. Revista Tempo do Mundo, Brasília, n. 35, p. 267-288, ago. 2024. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/rtm35art11

Aviso

Notas

item.page.description.series

Versão preliminar

item.page.relation.isreplacedby

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16791

Publicações relacionadas / semelhantes

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais