Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16889
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tempo_Mundo_35_Artigo_11_divergencias_convergencias.pdf | 160.2 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Title: | Divergências e convergências nos discursos discentes e docentes : particularidades do esporte escolar em uma região fronteiriça |
Other Titles: | Divergences and convergences in students’ and teachers’ discourse : particularities of school sports in a border region Divergencias y convergencias en los discursos de los estudiantes y los profesores : particularidades del deporte escolar en una región fronteriza |
Authors: | Pacola, Gilson Golin, Carlo Henrique Rizzo, Deyvid Tenner de Souza Zaim-de-Melo, Rogério |
Abstract: | Este artigo apresenta os principais pontos divergentes e convergentes nos discursos discentes e docentes sobre os projetos esportivos públicos desenvolvidos no contraturno escolar da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, município este que possui características peculiares devido à sua condição fronteiriça (Brasil-Bolívia). Para tal, o trabalho focou na dinâmica local de fronteira, em especial para diagnosticar três vertentes: i) a compreensão dos alunos que estudam no Brasil e moram na Bolívia, normalmente chamados de discentes em situação pendular, sobre o acesso ao esporte escolar oferecido gratuitamente; ii) o entendimento dos professores sobre a participação desse público específico (pendular) na política pública local de esporte escolar; e iii) a triangulação de ambas as visões (discente e docente) sobre a política pública local de esporte escolar. Assim, foram realizadas entrevistas com os dois grupos, dos quais participaram onze alunos (pendulares) e onze docentes de três escolas da Reme. Os resultados do estudo apontam barreiras de acesso aos alunos em situação pendular nos projetos públicos de esporte escolar, sobretudo em decorrência de: falta de transporte; precariedade e/ou inexistência de infraestrutura esportiva; falta de vivência prévia para acesso ao esporte escolar; e diferentes formas de percepção do esporte praticado no Brasil e na Bolívia. Por fim, observa-se que existe a necessidade de o poder público local implementar políticas públicas diferenciadas, especialmente para atender às inúmeras demandas e fluxos dos alunos pendulares devido à fronteira Brasil-Bolívia, bem como oportunizar aos docentes formações continuadas específicas para o acolhimento dos alunos fronteiriços. |
metadata.dc.relation.references: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16791 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Revista Tempo do Mundo - Artigos |
Appears in Collections: | Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.